Desenvolvimento de um sistema Blow-Spinning de baixo custo: obtenção de microfibras e nanofibras poliméricas e compósitas.

Cicero Rafael Cena, Gustavo Sander Larios, Marcos R R Bica, Gustavo Quereza Freitas, Thalita Antoniassi Canassa, Guilherme Botega Torsoni

Resumo


Neste trabalho, apresentamos a construção e utilização de um equipamento de baixo custo para obtenção de micro e nanofibras. Em ensaios iniciais realizados com este equipamento foram obtidos resultados promissores para produção de microfibras, nanofibras poliméricas e compósitos. Nestes ensaios foram investigadas a formação de nanofibras de Poli(vinil álcool) e do Poli(vinil pirrolidona), além de microfibras compósitos de polímero e nanopartículas cerâmicas. As nanofibras poliméricas foram caracterizadas quanto sua morfologia, forma e diâmetro, revelando uma morfologia e diâmetro médio distintos para cada sistema estudado. Análises dos espectros no infravermelho das fibras poliméricas revelaram a presença das típicas bandas observadas para os polímeros comerciais. As microfibras compósitos foram investigadas com base em imagens de microscopia eletrônica, tais imagens possibilitaram avaliar a dispersão da fase cerâmica na matriz. A dispersão observada foi regular e as microfibras que formam a matriz apresentaram uma morfologia também irregular, com diversos pontos de fusão e descontinuidade.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbfta.v2n2.3227

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr