Análise qualitativa de tensões em estruturas sólidas acopladas a amostras de resina fotoelástica

Sidney Leal Silva, Antônio Valdinei Lima, Luan Neves da Silva, Charles Rodrigues da Silva, Carlos Gomes, Esther Gehrti Regis Santos, Henrique Sampaio Batista, Lindaci Aparecida Ta Gein

Resumo


Nesse trabalho foram estudadas amostras de resina fotoelástica, pela técnica de fotoelasticidade, envolvendo dois tipos de materiais: alumínio e cobre. As franjas de interferência observadas foram comparadas e contrastadas com as de uma amostra padrão. O instrumento utilizado para captura dos dados foi um polariscópio linear.

Foi realizada uma análise qualitativa de dados em função das observações feitas com os dados colhidos através de uma câmera fotográfica. Verificou-se que houve mudanças nos padrões das franjas em todas as amostras. As principais diferenças foram: (i) nitidez nas cores; (ii) curvatura e (iii) quantidade de franjas.

Com essas observações, concluiu-se que é possível estudar determinadas propriedades desses materiais, como exemplo a resistência mecânica, porém através de processos que envolvem análises quantitativas das observações, apontando, assim, para uma continuidade desse trabalho. 


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbfta.v2n1.2815

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr