Implementação de um modelo de otimização para o resfriamento regenerativo em um motor foguete bipropelente líquido

Jefferson Matheus da Silva Bezerra, Marcello Carvalho dos Reis, Maria Elisa Marciano Martinez, Antonio Carlos Foltran, Claus Franz Wehmann

Resumo


Neste trabalho busca-se implementar computacionalmente um programa que forneça uma solução otimizada para o resfriamento regenerativo de um motor foguete bipropelente. A pesquisa busca uma solução para o cálculo do perfil de temperaturas em motores foguete bipropelente e propõe aplicar o método para motores com diferentes características. O programa implementado possui um otimizador baseado no método do gradiente descendente, o que permite determinar uma configuração dos canais de refrigeração que maximize o fluxo de calor, possibilitando maximizar a troca de calor entre as paredes do motor e o líquido de arrefecimento. A verificação do código gerado no trabalho foi realizada por duas maneiras: i) por meio da comparação entre o fluxo de calor ao longo de um motor experimental L75 do IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço) e ii) por meio de um comparativo do perfil de temperaturas com os resultados de outros autores. Além disso, a geometria dos canais de refrigeração otimizada foi gerada e posteriormente analisada para um segundo motor, o Ogum, projeto do GDAe (Grupo de Desenvolvimento Aeroespacial da Universidade Federal do Ceará – UFC). A aplicação e verificação do modelo para motores foguete com diferentes características demonstrou a capacidade de o programa operar com diferentes geometrias, propelentes e propriedades. A utilização da técnica de otimização permitiu que os valores de fluxo de calor fossem maximizados durante o funcionamento do motor, resultando em um método relativamente simples para determinar a geometria dos canais de refrigeração utilizados no projeto do motor.


Palavras-chave


Motor foguete; Resfriamento regenerativo; Transferência de calor; Programa de computador; Método do Gradiente Descendente.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbfta.v8n1.13403

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr