Considerações sobre Consumo de Moda

Marcio Roberto Ghizzo, Viviani Teodoro Santos

Resumo


Na sociedade contemporânea, o consumo tem encontrado condição de relevância nos estudos das ciências humanas. Embora tenha, por muito tempo, ficado esquecido pela comunidade acadêmica, a qual despendeu maior esforço para pesquisas que contemplassem questões relativas ao trabalho, na atualidade, mais precisamente desde o último quartel do século passado, o consumo passou a compartilhar este espaço. Assim, o presente trabalho intenta apresentar alguns aspectos que perpassam por questões teóricas sobre o consumo, buscando entendê-lo como processo social imbricado no cotidiano das pessoas, corroborando para a consolidação da sociedade de consumo. Para tanto, o presente artigo está alicerçado em estudos teóricos que perpassam por tratar de questões como valor simbólico e produção de identidade, além de outras possibilidades transversais, como valor simbólico, marketing e propaganda. No âmago da sociedade de consume, será abordado, também, algumas breves considerações sobre a Moda, força motriz do Sistema econômico vigente, que estabelece um processo cíclico na organização econômica.

Palavras-chave: Consumo. Moda. identidade.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr