Mitologia da Marca: Imagens do inconsciente coletivo e diferentes perspectivas para a criação de estratégia de marketing.

Cíntia Machado Santos

Resumo


A grande competitividade do mercado altamente empreendedor, e muitas vezes globalizado de hoje faz com que a sobrevivência das organizações no mercado comercial e empresarial condicione-se em grande medida a sua capacidade de conquistar e fidelizar clientes. Tal fato vem salientar a importância do conhecimento de formas de abordagem que ao mesmo tempo em que lhe proporcione grande visibilidade diante do mercado consumidor e estimulem o consumo de seus produtos. Para o efetivo alcance de tais objetivos o administrador deve conhecer consumidor que almeja conquistar e fidelizar. A delimitação do segmento de atuação e o conhecimento do perfil de seus clientes reais e potenciais são determinantes no momento de adequar o seu produto às necessidades deste público, além de dar boas diretrizes de como e onde podem ser estabelecidos canais de comunicação, e fazer com que estes clientes se identifiquem com a sua marca. A psicologia, por sua vez, é uma disciplina determinante para compreensão do comportamento, da personalidade, da motivação, entre outros aspectos, que inferem diretamente na criação da identidade da marca, ajudando no reconhecimento das características do consumidor - arrojo, sensualidade, praticidade, entre outras - e vinculá-las ao produto, de forma que o cliente se reconheça no momento de consumi-lo. Nesse sentido, o presente artigo pretendeu, ainda que de modo superficial dada a complexidade do tema, uma abordagem dos conceitos de o inconsciente coletivo e arquétipos junguianos, a fim de identificar possíveis pontos de convergência para a criação da identidade de marca e de estratégia de marketing.

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