O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e seus impactos na gestão das informações contábeis e gerenciais
Resumo
Na busca por aumentar a ?presença fiscal? nas corporações, visando diminuir significativamente a sonegação, o Fisco abriu caminhos para a criação do SPED, composto por três pilares básicos; a NF-e; a ECD e a EFD. Com o SPED as organizações estão sujeitas a se tornar alvos mais frágeis diante da fiscalização, assim muitas terão que procurar meios que identifiquem gargalos e que dê ênfase aos processos internos. Desta forma, o presente estudo buscou identificar e analisar quais os possíveis impactos e contribuições que o SPED trará a gestão das informações contábeis e gerenciais. Neste sentido realizou-se uma pesquisa de campo, por meio da aplicação de questionário com 33 profissionais da área contábil da cidade de Francisco Beltrão no Estado do Paraná. Os resultados demonstram que vários são os impactos percebidos por estes profissionais, entre eles destacam-se, o enriquecimento do trabalho do contabilista (36,36%), o aumento da agilidade das informações corretas (93,94%). Palavras-chave: SPED. Gestão das Informações. Profissionais Contábeis. Impactos. Agilidade e Confiabilidade.
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