Cultura da celebridade, fã-clubes e redes sociais: mediações que movimentam a indústria da cultura pop sul-coreana

Gabriela Freitas, Laiza Kertscher, Maria Vitória Bernardes, Mariana Lima Matos, Nathália Cioffi, Samantha Burton, Maria Ângela Mattos

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo analisar o fenômeno Hallyu, ou onda coreana, em especial a sua conexão com as mídias sociais e fã-clubes dos artistas musicais do gênero K-pop. Para tanto, foi feita uma abordagem da indústria musical atual da Coreia do Sul por meio da apresentação do contexto histórico que elevou o país ao patamar de grande exportador de entretenimento. Para o desenvolvimento da pesquisa, os fã-clubes foram analisados como objetos de comunicação que influenciam diretamente as plataformas midiáticas e que são capazes até de moldar os rumos da indústria de acordo com seus interesses. O resultado é fruto da observação das atividades online em mídias sociais e dos conceitos de análise da comunicação.


Palavras-chave


Fandoms; K-pop; Fenômeno; Indústria; Mídia

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DOI: 10.3895/rde.v10n16.9206

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