O universo midiático dos quadrinhos do Vovô Chopão: traços de um personagem publicitário transmídia da Oktoberfest Blumenau
Resumo
As narrativas transmídias são histórias que se desenvolvem em múltiplas plataformas e que possibilitam novas experiências ao espectador/consumir. Essas narrativas, frequentemente, contam com um ou mais personagens que são transpostos a diferentes meios. O objetivo deste trabalho é identificar traços de um personagem transmídia publicitário a partir do Vovô Chopão e a sua relação com a divulgação da Oktoberfest Blumenau. O personagem em quadrinhos foi criado em 1979 por Luiz Cé e, desde então, tem se tornado um representante da cultura local no município de Blumenau/SC. A pesquisa se utiliza da publicidade das redes sociais digitais veiculada durante a edição da Oktoberfest Blumenau 2017. Como resultado, percebeu-se que o Vovô Chopão, além de divulgar a imagem da festa, colabora na sinergia de toda a publicidade dela e se identifica com traços de um personagem transmídia de Blumenau.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rde.v9n15.8592
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.