O universo midiático dos quadrinhos do Vovô Chopão: traços de um personagem publicitário transmídia da Oktoberfest Blumenau

Rafael Jose Bona

Resumo


As narrativas transmídias são histórias que se desenvolvem em múltiplas plataformas e que possibilitam novas experiências ao espectador/consumir. Essas narrativas, frequentemente, contam com um ou mais personagens que são transpostos a diferentes meios. O objetivo deste trabalho é identificar traços de um personagem transmídia publicitário a partir do Vovô Chopão e a sua relação com a divulgação da Oktoberfest Blumenau. O personagem em quadrinhos foi criado em 1979 por Luiz Cé e, desde então, tem se tornado um representante da cultura local no município de Blumenau/SC. A pesquisa se utiliza da publicidade das redes sociais digitais veiculada durante a edição da Oktoberfest Blumenau 2017. Como resultado, percebeu-se que o Vovô Chopão, além de divulgar a imagem da festa, colabora na sinergia de toda a publicidade dela e se identifica com traços de um personagem transmídia de Blumenau.

 


Palavras-chave


Narrativa transmídia; Publicidade; Vovô Chopão; Oktoberfest Blumenau.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rde.v9n15.8592

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr