VISIBILIDADE TENSIONADA: PROSUMIDORES, ATIVISMO VIRTUAL E A PRESSÃO CONTRA POSTURAS ORGANIZACIONAIS NEGATIVAS
Resumo
Esta pesquisa apresenta uma análise sobre as práticas de ativismo processadas na internet, com foco particular na ação dos prosumers. Nessa perspectiva, articula reflexões teóricas e contextuais em torno dos campos do ativismo, do consumo e das novas tecnologias da informação e comunicação, também apontando as implicações dessa relação no âmbito organizacional. A metodologia deste estudo baseia-se em duas partes interdependentes: a primeira referente a uma revisão da bibliografia sobre os temas centrais da pesquisa; a segunda concernente a um estudo empírico, de natureza qualitativa, em que se explora a forma como os prosumers ativistas do caso “Ades de maça”, alusivo à adulteração do conteúdo líquido de um lote de suco dessa marca, manifestaram-se frente a esse acontecimento, pela produção de vídeos na plataforma Youtube. Conclui-se que as formas dos ativismos contemporâneos dão-se, também, no ambiente virtual e incluem a esfera do consumo, sendo que a produção de materiais audiovisuais, com enredos os mais diversos, representa uma estratégia de contestação, mobilização, registro e pulverização de ideias e ideais, de forma criativa e aproximativa.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rde.v6n9.3912
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 CC Atribuição 4.0
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.