Marketing de Relacionamento como Estratégia de Comunicação e Fidelização de Clientes: um estudo de caso de uma clínica veterinária e pet shop em Curitiba

Bruna Robassa

Resumo


O objetivo deste artigo é trazer uma abordagem do marketing de relacionamento focado no mercado veterinário. Para atingir esse objetivo, a metodologia adotada foi o estudo de caso aplicado a uma clínica veterinária e pet shop de Curitiba, localizada no Bairro Alto. Por meio do estudo, o presente trabalho pretende mostrar como funciona, na prática, a comunicação e o relacionamento do estabelecimento com seus públicos. O marketing de relacionamento é uma estratégia de extrema importância para a fidelização de clientes, tema que é abordado teoricamente por autores como Kotler, Peppers & Rogers, McKenna, Grunig e França. Atualmente, as clínicas e pet shops funcionam de forma equivalente às clínicas médicas, em que é preciso ter confiança no profissional e no serviço prestado. A empresa estudada pretende se consolidar como uma clínica veterinária tradicional na região em que atua, além de passar segurança para seus novos clientes e fidelizar, tanto clientes antigos, quanto novos. Para que isso seja possível, constatou-se que é preciso elaborar um programa de relacionamento focado em cada um dos públicos identificados por meio da técnica IDIP (identificar, diferenciar, interagir e personalizar) do marketing de relacionamento.


Palavras-chave


Marketing de relacionamento; fidelização; clínica veterinária.

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DOI: 10.3895/rde.v0n2.2138

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