A face do agressor: estigmatização e invisibilidade social da juventude em notícias televisivas

Hendryo André, João Somma Neto

Resumo


Fundamentado na concepção de que a TV é uma instituição influente na produção de sentidos, tanto no campo político quanto no cultural, o artigo apresenta resultados de uma pesquisa que lançou olhares sobre conteúdos noticiosos voltados à temática da segurança/violência, priorizando peças jornalísticas com foco na categoria social “juventude”. O trabalho foi delimitado em dois noticiários locais: o Paraná TV, do Grupo Paranaense de Comunicação, afiliado da Rede Globo no Paraná, e o Tribuna da Massa, da Rede Massa de Comunicação, emissora vinculada ao SBT. Com base nos conceitos sociológicos de “invisibilidade social” e “estigmatização”, o artigo apresenta o perfil social de grupos de agressores estigmatizados pelos telejornais a partir de um monitoramento desses produtos e, além disso, busca discorrer sobre aspectos da construção de estereótipos na relação entre juventude e violência, levando em consideração ainda atributos geográficos, étnicos e de ocupação profissional.


Palavras-chave


Comunicação; telejornalismo; segurança; violência

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rde.v4n4.2125

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr