Utilização de tecnologias na mediação do ensino e aprendizagem em aulas não presenciais na era do coronavírus: vivências na educação superior em Blumenau nos cursos de Artes Visuais e Moda

Roseli Kietzer Moreira, Francisco Ponciano Vieira, Rafael Jose Bona

Resumo


O texto tem por objetivo relatar as ações adotadas pelas disciplinas práticas dos cursos de Artes Visuais e Moda ofertadas no primeiro semestre de 2020 de uma universidade da cidade de Blumenau, que diante de informações de protocolos e procedimentos emitidos por Notas Oficiais pela própria instituição, respaldadas em Decretos governamentais que tratavam da pandemia e isolamento social desencadeados pelo Covid-19, tiveram que adaptar as suas estratégias pedagógicas presenciais para o ensino remoto, e assim prosseguirem com o semestre letivo. Uma das condições era encontrar ferramentas possíveis e viáveis que pudessem contribuir para o ensino e aprendizagem on-line durante o período da pandemia. O artigo relata essa vivência com aulas à distância e as soluções encontradas pelos professores para atuarem em suas disciplinas presenciais e práticas em mecanismos on-line. O resultado demonstra as adequações realizadas e as soluções possíveis durante este período de isolamento contra o coronavírus.


Palavras-chave


Educação; Artes Visuais; Moda; Covid-19.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rde.v12n20.13369

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 CC Atribuição 4.0

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr