Marketing, comunicação e consumo religioso: a percepção dos visitantes do Santuário Santa Paulina na cidade de Nova Trento (SC)

Hans Peder Behling, Marcos Wolf, Rafael Jose Bona

Resumo


O turismo religioso no Santuário Santa Paulina, em Nova Trento (SC), contribui para a economia da cidade. O complexo religioso utiliza estratégias de comunicação e marketing para impactar seus visitantes e conta com uma área de comércio de produtos religiosos. Assim, procura-se investigar qual a opinião de fiéis e turistas sobre as mídias utilizadas e os hábitos de consumo encontrada no santuário. Apresenta-se como objetivo geral descobrir a visão dos visitantes do Santuário Santa Paulina quanto à comunicação direcionada aos fiéis e visitantes e consumo de artigos religiosos. A pesquisa foi desenvolvida de forma quantitativa e aplicada a uma amostra da população de visitantes (402 questionários) em 2017/1. Os resultados indicam o modo que o visitante recebe, interpreta e vê as mensagens transmitidas pelo santuário por meio da mídia e destaca uma avaliação sobre o comércio de artigos religiosos.


Palavras-chave


Marketing religioso; Religião; Consumo religioso; Santuário Santa Paulina.

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DOI: 10.3895/rde.v10n17.11020

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