13 reasons why: educação em sexualidade e análise dos comportamentos e situações da série

Marilia Frassetto de Araujo, Ana Luísa Rosilho, Célia Regina Rossi

Resumo


O artigo buscou discutir, a partir da primeira temporada da série “13 Reasons Why”, no Brasil: “As 13 razões do porquê”, algumas situações e comportamentos dos/as estudantes e funcionários/as da escola. O discurso cinematográfico pode vir a ser um instrumento que reproduz padrões, entre eles os de gênero e de comportamentos. Para isso, foram discutidas a sociedade moderna na concepção de Bauman, o sexting e questões relacionadas à educação para a sexualidade no contexto escolar, considerando os documentos vigentes no Brasil quanto à temática. Na série, a escola é apresentada como um lugar onde se educam as mentes, sem considerar os corpos, quando é previsto a escola como local adequado para tais discussões e problematizações.


Palavras-chave


Modernidade líquida; Educação em sexualidade; Adolescentes.

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DOI: 10.3895/cgt.v12n39.9270

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