Curso E.M.I Técnico em Mecânica: o estágio e a questão de gênero

Josiane de Souza Surmani, Cíntia De Souza Batista Tortato

Resumo


Este trabalho tem por finalidade compartilhar os resultados de uma pesquisa sobre as dificuldades das alunas do Curso de Ensino Médio Técnico em Mecânica de uma Instituição de ensino médio integrado ao técnico do litoral do Paraná em conseguir uma vaga de estágio. O presente artigo teve origem em um trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Ciências Sociais, em decorrência disso o objetivo deste artigo é tecer análises a partir da categoria gênero para compreender as supostas dificuldades femininas em comparação com as masculinas. A metodologia utilizada foi de levantamento bibliográfico relacionado à categoria gênero e a conceitos da sociologia do trabalho que trata da demarcação de gênero no trabalho. O levantamento de dados foi de forma qualitativa por meio de questionários com questões fechadas e mistas que tinha como objetivo levantar informações sobre a população pesquisada de forma geral e por sexo e entrevistas estruturadas com estudantes de forma a apreender as diferenças entre as estudantes e os estudantes na percepção geral sobre o estágio. Na análise dos resultados dos questionários, os primeiros resultados apontam que as estudantes e os estudantes enfrentam dificuldades diferentes, ligadas à construção social de gênero em nossa sociedade.


Palavras-chave


Ensino técnico; Ensino tecnológico; Estágio; Gênero; Trabalho.

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DOI: 10.3895/cgt.v12n39.8931

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