Figurino de cinema e imagem feminina

Andreana Alba Nery de Mello Buest, Marilia Gomes de Carvalho

Resumo


Marlene Dietrich, Greta Garbo, Joan Crawford e Rita Hayworth. Símbolos do cinema, representantes da estratégia de penetração ideológica do "american way of life", discurso sóciocultural globalizante da indústria cinematográfica de Hollywood. Veiculo dos fazeres globais, da visão de mundo norte-americana, impondo aos saberes locais seu estilo de vida e reafirmando sua política de intervenção. O artigo enfoca a supervalorização de características físicas femininas na construção de sua imagem cinematográfica. A análise semiótica, fenomenológica e os estudos de gênero foram as perspectivas utilizadas para demonstrar as influências do uso do figurino como sistema de signos.


Palavras-chave


Figurino; Figurino e moda; Mulher no cinema.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/cgt.v1n3.6137

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr