Mulheres Gamers: uma análise da hostilidade enfrentada pelas mulheres em jogos virtuais

Fernanda Cipollini Santana, Omar Fernando de Carvalho Júnior, Roberto Bernardo, Eduardo Festozo Vicente, Cristiane Hengler Corrêa Bernardo

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo analisar os problemas que afetam a participação da mulher em jogos virtuais, de modo que se possa verificar como ocorre a sua participação na interlocução com o público masculino e quais seus efeitos. Uma pesquisa realizada pela Games Brasil, em 2019, a respeito do público nos jogos virtuais, indica 53% de mulheres. Apesar de serem maioria, fica claro o preconceito sofrido pelas mulheres nesse ambiente. Como forma de entender quais são os comportamentos hostis relacionados à presença da mulher no ambiente dos jogos on-line, foi aplicado um questionário a diversos grupos relacionados à cultura gamer. Ao todo, 529 pessoas responderam o questionário e mais de 80% dos respondentes relataram que já presenciaram ou vivenciaram comportamentos hostis no ambiente dos jogos virtuais. Apesar da presença desses comportamentos, as mulheres ingressaram em um espaço que, anteriormente, era predominantemente ocupado pelo público masculino e, assim, é necessário analisar as formas de combater a agressão e criar procedimentos adequados para lidar com esta situação.


Palavras-chave


Jogos Virtuais. Mulheres Gamers. Relações de gênero. Cultura Gamer. Hostilidade virtual.

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DOI: 10.3895/cgt.v15n46.13335

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