A representatividade da mulher assentada no livro didático de Escolas do Campo

Karla Aparecida de Ataíde Ravaneli, VITOR MACHADO

Resumo


O objetivo deste trabalho foi compreender como a mulher do campo está retratada no conteúdo de História, de um dos livros didáticos, do Programa Nacional do Livro e do Material Didático/Campo (PNLD Campo) (2016-2018), utilizado no 5º ano do Ensino Fundamental, das Escolas do Campo. A importância desse estudo é decorrente da relevância dos movimentos sociais do campo, na organização das lutas que deram lugar de protagonismo às mulheres pobres da zona rural. A metodologia da pesquisa pautou-se na análise de conteúdo por categorias e entrevistas com mulheres assentadas, empregando-se a história oral. O livro analisado omite conteúdos importantes relacionados ao empoderamento da mulher assentada. As entrevistas revelaram o desejo das assentadas de que o livro didático deveria abordar temas referentes à mulher. Também demonstraram que apesar do empoderamento existente, há grande preocupação com a condição atual de vida e trabalho daquelas mulheres que não podem mais trabalhar.


Palavras-chave


Educação do Campo. Mulher Assentada. PNLD/Campo.LD/Campo.

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DOI: 10.3895/cgt.v15n46.13209

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