#IdeologiaDeGênero: origens eclesiásticas e novas elaborações digitais

Soraya Ayumi Tory, João Paulo Baliscei

Resumo


Quais as relações entre as origens da “ideologia de gênero” e seu emprego contemporâneo em hashtags no Twitter? A partir de uma abordagem bibliográfica e documental, este artigo se propôs a investigar as relações entre as noções originais da expressão “ideologia de gênero” e o emprego contemporâneo atribuído por hashtags no Twitter. Visou retomar a constituição dessa expressão e, posteriormente, analisaram-se os conteúdos imagéticos e estáticos associadas à hashtag #ideologiadegenero, no Twitter, entre os dias 28 e 29 de agosto de 2019. Os Estudos de Gênero e os Estudos da Cultura Visual forneceram amparo metodológico e epistemológico para a realização desta proposta, possibilitando a ampliação das discussões sobre a expressão “ideologia de gênero” e o pensamento sobre constâncias e renovações no discurso antigênero.

Palavras-chave


Estudos de Gênero; Cultura Visual; Redes Sociais; Ideologia de Gênero

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/cgt.v14n43.12581

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr