#IdeologiaDeGênero: origens eclesiásticas e novas elaborações digitais
Resumo
Quais as relações entre as origens da “ideologia de gênero” e seu emprego contemporâneo em hashtags no Twitter? A partir de uma abordagem bibliográfica e documental, este artigo se propôs a investigar as relações entre as noções originais da expressão “ideologia de gênero” e o emprego contemporâneo atribuído por hashtags no Twitter. Visou retomar a constituição dessa expressão e, posteriormente, analisaram-se os conteúdos imagéticos e estáticos associadas à hashtag #ideologiadegenero, no Twitter, entre os dias 28 e 29 de agosto de 2019. Os Estudos de Gênero e os Estudos da Cultura Visual forneceram amparo metodológico e epistemológico para a realização desta proposta, possibilitando a ampliação das discussões sobre a expressão “ideologia de gênero” e o pensamento sobre constâncias e renovações no discurso antigênero.
Palavras-chave
Estudos de Gênero; Cultura Visual; Redes Sociais; Ideologia de Gênero
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/cgt.v14n43.12581
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.