Vozes-Mulheres: trajetórias de professoras-mães-cientistas

Gabriela Ferreira, Alicia Aparecida de Souza, Camila Silveira

Resumo


A presente pesquisa aborda a temática de gênero no contexto das Ciências Exatas, onde as mulheres representam uma minoria. Após a análise dos Currículos Lattes e cargos de professoras de uma Universidade Federal, selecionamos e entrevistamos 18 docentes sobre suas trajetórias. Com base nos relatos, construímos discussões sobre o preconceito de gênero evidenciado, explícito ou não, de modo a compreender como o mesmo permeia as vivências das entrevistadas e quais suas percepções enquanto mulheres cientistas. Concluímos que, em sua maioria, as docentes não se davam conta do machismo que as cercava e diversas vezes relatavam situações de preconceito sem se aperceber do mesmo. Em boa parte das conversas, notamos nuances entre momentos em que as entrevistadas reconheciam ou negavam o machismo no ambiente de trabalho. Por fim, acreditamos que discussões como esta são importantes para repensarmos o fazer Ciência, com vistas a tornar a cultura científica livre de preconceitos.


Palavras-chave


Preconceito de gênero; Ciências Exatas; Trajetória; Mulheres docentes; Feminismo.

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DOI: 10.3895/cgt.v13n42.11030

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