ACTIO, Curitiba, v. 4, n. 2, p. 169- 188, mai./ago. 2019.
prática, se transformam em uma rotina (LOPES, 1994; POZO, 1998; BATINGA;
TEIXEIRA, 2014).
Para Leite e Esteves (2005), problema é um enunciado que apresenta um
obstáculo a ser solucionado, sem uma fórmula a ser seguida, e que pode ter mais
de uma solução possível ou não ter solução. D’Ambrósio (2010, p. 1) afirma que
“problema é uma situação, real ou abstrata, ainda não resolvida, em qualquer
campo do conhecimento e de ação”. Pozo (1998) define problema como uma
situação na qual não dispomos de procedimentos automáticos que permitam
solucioná-la de forma imediata, sem exigir, de alguma forma, a reflexão ou tomada
de decisão sobre os passos a serem seguidos para chegar a solução. Há entre esses
autores a ideia de que problema é uma situação para a qual não se possui os
conhecimentos necessários para solucionar de forma imediata, exigindo uma
atitude do aluno para superar esse obstáculo. Para Goi e Santos (2003), problemas
são desafios dotados de características que instigam a capacidade de raciocínio, e
também que põem à prova a capacidade de criar, de decodificar informações, de
relacionar e planejar procedimentos adequados para a sua resolução.
A TEMÁTICA ÁGUA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
A água é um recurso natural essencial para a sobrevivência dos seres vivos,
precisamos dela para diversas atividades do nosso dia a dia, como: cozinhar
alimentos, saciar nossa sede, higienização de nosso corpo, para limpeza doméstica,
dentre outras atividades. Entretanto, a água sem tratamento adequado pode
causar diversas doenças, pois pode possuir substâncias químicas (agrotóxicos) ou
microrganismos (bactérias, vírus e protozoários) que causam doenças. As
principais doenças causadas por água contaminada são: cólera, hepatite A,
leptospirose, amebíase, febre tifoide e esquistossomose. Além disso, existem
doenças que são transmitidas por insetos que nascem na água ou que picam
próximos a fontes de água. Dentre essas doenças, podemos destacar a dengue, a
febre amarela e a malária. Sendo a água tão importante para nossa vida e estando
esse recurso em risco no nosso planeta, constitui-se em um tema relevante e que
permite trazer para o contexto os conceitos químicos e a formação de um
pensamento crítico e reflexivo (DIAS, 2016).
De acordo com Gozer (2012), o tema água é considerado importante no
ensino de ciências, pois permite problematizar situações da realidade do aluno.
Assim, deve estar presente no contexto educacional, com enfoque na ética e na
formação do cidadão consciente do lugar que ocupa no mundo, que parte do local
e se relaciona com o global. Os PCN de Ciências Naturais também abordam a
necessidade de trabalhar a importância dos recursos hídricos para os seres vivos,
envolvendo assuntos como: formas de aproveitamento da água; o desperdício; a
reutilização; a qualidade; o tratamento e a distribuição da água e os processos
vitais mais importantes dos quais a água faz parte (BRASIL, 1998).
A água normalmente aparece nos programas de Química quando são tratados
conteúdos como separação de misturas, substância pura, ligações químicas,
soluções, forças intermoleculares, polaridade, geometria e ácidos/bases.
Entretanto, devido à forma como esses conteúdos são abordados - por meio de
um ensino voltado para transmissão-recepção - os alunos não conseguem associar
a água trabalhada na aula com a água do seu dia a dia (QUADROS, 2004).