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ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 3, p. 1-5, set./dez. 2018.
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Editorial
Artigos, entrevistas e dossiê temático na ACTIO
Maria Lucia Panossian
mlpanossian@utfpr.edu.br
0000-0001-5847-4485
Universidade Tecnológica Federal do
Paraná (UTFPR) Curitiba, Paraná, Brasil
Veridiana Rezende
rezendeveridiana@gmail.com
0000-0002-4158-2196
Universidade Estadual do Paraná -
UNESPAR Campo Mourão, Paraná,
Brasil
Este mero da Revista Actio: Docência em Ciências é caracterizado pelo
equilíbrio na relação quantidade/qualidade, com a publicação de 24 artigos
distribuídos em quatro seções.
A seção Articulações em Ensino de Ciências, apresenta um total de oito
artigos. Os trabalhos variam entre investigações com alunos da escola básica
e outros, que exploram a formação de professores dentro dos espaços da
sala de aula, centros de ciências ou cursos de extensão, além de estudos
sobre a própria produção acadêmica.
O primeiro deles, de autoria de Tatiele Chicóra, Joanez Aparecida Aires
e Sérgio Camargo, investiga a epistemologia de Ludwik Fleck como
referencial teórico em produções apresentadas no Encontro Nacional de
Pesquisa em Educação em Ciências. Também voltado às produções do meio
acadêmico, o artigo de Marcelo Souza Motta, Marco Aurélio Kalinke e
Luciane Ferreira Mocrosky mapeia dissertações que articulam o uso de
tecnologias educacionais e ensino de física.
A visão de estudantes sobre a participação da mulher na ciência é tema
da investigação de Mariana Bolake Cavalli e Fernanda Aparecida
Meglhioratti. Enquanto Tainá Cordova Schlosser e Patrícia Barbosa Pereira
discutem as representações midiáticas de corpo, gênero e sexualidade na
série Orange is the New Black
O artigo dos autores Nilgleice Leal Amador, Rosilene de Jesus Trindade,
Paulo Weslem Portal Gomes, Eduardo Zaragoza Ramos, Ronilson Freitas de
Souza investiga a modelagem matemática como estratégia didática para o
ensino e aprendizagem dos temas terra e universo. Mainã Mantovanelli,
Sarah de Jesus Cantarino e Geide Rosa Coelho, investigam as potencialidades
e desafios para o desenvolvimento de práticas educativas em um centro de
ciências. A importância da produção escrita no gênero textual artigo de
opinião nas aulas de ciências é discutida no artigo de Tiago do Amaral Moraes
e Marcelo Tadeu Motokane. O processo de contextualização na formação de
professores de química é revelado por Moisés da Silva Lara e Luciana Gili
Vieira Duarte.
A segunda seção deste número da Revista Actio trata de Produtos
Educacionais em Ensino de Ciências e Matemática e é composta por três
artigos. O primeiro deles é de autoria de Lilianne de Sousa Silva, Luciana
Medeiros Bertini e Leonardo Alcantara Alves e analisa objetos de
aprendizagem relacionados ao processo de ensino de estequiometria. A
metodologia ativa baseada em projetos é usada para a proposição de uma
sequência didática para o ensino de função afim, por Sebastião Luís de
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Oliveira e Estaner Claro Romão. Como modo de problematizar o ensino de
modelos atômicos, o jogo como recurso didático é estudado por Luana Carol
de Camargo, Sara de Simas Asquel e Brenno Ralf Maciel Oliveira.
A seção seguinte é especial. Organizada na forma de dossiê temático,
contou com a colaboração de Veridiana Rezende na edição, e intitula-se
Resultados de pesquisas paranaenses: um olhar sobre os aspectos teórico-
metodológicos presentes nas aulas de matemática.
As ideias para a organização deste dossiê nasceram de um diálogo entre
docentes do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica
Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da Universidade Tecnológica Federal
do Paraná (UTFPR Curitiba) e a coordenadora da Comissão Científica do XIV
EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática, realizado em
setembro de 2017, na Universidade do Oeste do Paraná - UNIOESTE,
Cascavel.
O Encontro Paranaense de Educação Matemática EPREM é o maior e
mais importante evento de profissionais envolvidos com a Educação
Matemática no Paraná. Possibilita diálogos, reflexões e troca de experiências
entre professores da Educação Básica, professores e estudantes das
Licenciaturas em Matemática e em Pedagogia, estudantes da Pós-
Graduação, pesquisadores e demais interessados pela área de Educação
Matemática.
O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Educação
Matemática - Regional Paraná (SBEM-PR). Com a intenção de reunir em um
único dossiê pesquisas paranaenses sobre teoria e metodologia do ensino-
aprendizagem de Matemática, foram selecionados trabalhos apresentados
no XIV EPREM, respeitando os três (03) critérios elencados a seguir: i)
resultados de pesquisas concluídas e apresentadas no EPREM na modalidade
Comunicação Científica; ii) pesquisas que se referem a aspectos teóricos-
metodológicos presentes nas aulas de Matemática; iii) autores vinculados a
universidades do Estado do Paraná. Com os textos selecionados, a partir dos
critérios mencionados, os autores foram convidados a ampliar seus
manuscritos, modificá-los e adaptá-los às normas da revista. Nestas
condições, os artigos reformulados foram avaliados por pareceristas ad hoc,
resultando em 11 (onze) publicações que compõem este dossiê temático.
Os textos publicados no Dossiê refletem a diversidade de aspectos
teóricos-metodológicos passíveis de desenvolvimento nas aulas de
Matemática. Segue uma breve apresentação dos temas discorridos no Dossiê
Temático. O tema Modelagem Matemática na Educação Básica é abordado
pelos autores Derli Kaczmarek e Dionísio Burak, ao analisarem as interações
realizadas entre aluno-aluno e aluno-professora no decorrer do
desenvolvimento de uma atividade de Modelagem, em uma realização que
conta como primeira experiência da professora com uma atividade dessa
natureza. as autoras Céres de Oliveira Jendreieck e Ettiène Guérios
apresentam as contribuições que um jogo educativo interdisciplinar
proporcionou para o desenvolvimento de habilidades das disciplinas de
matemática e geografia de alunos do ano do Ensino Fundamental. Os
autores Patrick Bellei e Tiago Emanuel Klüber discutem a Modelagem
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Matemática para a Educação Matemática e suas relações com a comunidade
escolar a partir da interrogação: que influências a comunidade escolar
apresenta ao desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática
para a Educação Matemática? As autoras Eliane Siviero da Silva e Lucieli M.
Trivizoli apresentam uma proposta de ensino para os anos iniciais do Ensino
Fundamental, por meio de uma atividade sobre sistemas de numeração
baseada em informações históricas. Paulo Henrique Rodrigues, Eliane Maria
de Oliveira Araman e Tiago Henrique Reis explanam o tema Tecnologias
Digitais da Informação e Comunicação e História da Matemática por meio de
uma abordagem relacionada ao Crivo de Eratóstenes. Já o tema Exploração-
investigação matemática na Educação Infantil é discorrido pelas autoras
Luciana de Souza, Maiara Aline Junkerfeurbom e Tânia Stella Bassoi. Os
diferentes encaminhamentos para um mesmo tema em atividades de
Modelagem Matemática são explorados pelas autoras Elida Maiara Velozo
de Castro e Michele Regiane Dias Veronez. Os autores Milene Aparecida
Malaquias Cardoso, Fernando Francisco Pereira e Jader Otavio Dalto tratam
do tema Análise da Produção Escrita como estratégia de ensino a partir de
uma experiência com o sétimo ano. as autoras Cileide Teixeira da Silva Polli
e Helenara Regina Sampaio Figueiredo apresentam uma sequência didática
para o ensino de polígonos por meio do uso de materiais manipuláveis, no
quinto ano do Ensino Fundamental. As relações entre a cultura escolar do
campo e o ensino da matemática são exploradas no manuscrito de autoria
de Maykon Jhonatan Schrenk e Barbara Winiarski Diesel Novaes. Os autores
Cleiton Antonio Marino e Marcele Tavares Mendes abordam o tema
delineamento de tarefas matemáticas à luz da Pesquisa de Desenvolvimento
(Design Research) e, para isso, analisam o processo de elaboração de uma
trajetória de ensino e de aprendizagem envolvida no contexto de plantas
baixas para alunos do sexto ano do Ensino Fundamental.
De autoria de pesquisadores do Estado do Paraná, os textos deste Dossiê
representam a diversidade de instituições de Ensino Superior e da Educação
Básica e de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu envolvidos com a
pesquisa em Educação Matemática neste Estado.
A última seção Entrevistas da Actio é inaugurada neste número. As
entrevistas foram concedidas por Marcelo Brito Carneiro Leão, professor da
Universidade Federal Rural de Pernambuco, pós-doutor no uso da
Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciência e Maria
Aparecida Viggiani Bicudo, professora da Universidade Estadual Paulista
(UNESP Rio Claro), referência nos estudos sobre Filosofia da Educação e
Fenomenologia. Os entrevistadores constituem-se de docentes e discentes
do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica Educacional e
Tecnológica (PPGFCET), que atuaram durante o evento Jornadas de Educação
em Ciências e Matemática, realizado em outubro de 2017, na Universidade
Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Ficam os agradecimentos a todos aqueles que contribuíram direta ou
indiretamente para a publicação desse número da revista, e de modo
especial aos autores que realizaram as adaptações necessárias e
encaminharam seus textos ao periódico; aos pareceristas que colaboraram
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preciosamente com as avaliações dos manuscritos e à equipe técnica que
prontamente colaborou para a publicação deste número.
Desejamos a todos uma ótima leitura.
Maria Lúcia Panossian
(Editora da seção Educação Matemática)
Veridiana Rezende
(Editora convidada da seção Dossiê Temático)
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Recebido: 25 nov. 2018
Aprovado: 25 nov. 2018
DOI: 10.3895/actio.v3n3.9109
Como citar:
PANOSSIAN, M. L.; REZENDE, V. Artigos, entrevistas e dossiê temático na ACTIO. ACTIO, Curitiba, v. 3, n.
3, p. 1-5, set./dez. 2018. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/actio>. Acesso em: XXX
Correspondência:
Maria Lucia Panossian
Rua Eugênio José de Souza, 993, ap. 401 - Água Verde, Curitiba, Paraná, Brasil.
Direito autoral: Este artigo está licenciado sob os termos da Licença Creative Commons-Atribuição 4.0
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