A PRESENÇA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FCLAr-UNESP: DISSONÂNCIAS ENTRE A FORMAÇÃO E A FUTURA PRÁTICA DOCENTE

Rosimari Ruy, Francisco Rolfsen Belda

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi identificar indícios da presença das tecnologias digitais (TD), particularmente as de informação e comunicação (TDIC), no projeto político-pedagógico (PPP) e nos planos de ensino em vigência no ano de 2021 do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, Campus de Araraquara (FCLAr-UNESP). Foram analisados o projeto político-pedagógico e os planos de ensino das disciplinas obrigatórias e das optativas relacionadas ao tema tecnologias oferecidas em 2021. A análise interpretativa dos dados apontou uma presença frágil das tecnologias digitais no currículo do curso, indicando a necessidade de reformulação do projeto político-pedagógico, com reflexos diretos nos planos de ensino dos diferentes componentes curriculares, de modo a fundamentar uma incorporação coesa do uso das TD na abordagem didático-pedagógica das disciplinas e a propiciar mais oportunidades de desenvolvimento teórico-prático para que os docentes em formação possam construir a competência digital necessária à utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação nos processos ensino e aprendizagem com seus futuros alunos.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino superior. Currículo. Pedagogia. Tecnologias digitais.

 


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Referências


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