PRÁTICAS DE LETRAMENTO TRANSMÍDIA COM A TURMA DA MÔNICA

Alana Silveira da Silva, Rafael José Bona, Adriana Fischer

Resumo


As mudanças decorrentes da globalização trouxeram efeitos para a Educação, com estudantes que estão constantemente em contato com diversas mídias, cuja utilização na educação mostra-se uma opção para contribuir em práticas de letramentos. O presente artigo possui como objetivo analisar o universo transmídia da Turma da Mônica e o seu favorecimento para os processos de ensinar e de aprender em práticas de letramentos. Para isso, é realizada uma análise qualitativa do universo dos personagens, ao levar em consideração algumas técnicas transmídia e suas contribuições para a Educação. Por meio da proposição de uma sequência didática, a Turma da Mônica demonstra diversas possibilidades para desenvolver atividades no contexto escolar, podendo ser objeto de análise textual ou atuando como ponto de partida para a articulação entre os saberes dos estudantes e o conteúdo do componente curricular. Ressalta-se que a transmídia favorece o trabalho com gêneros textuais, que podem ser trabalhados de forma gradual, conforme as necessidades da classe.


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