USO DE TECNOLOGIA DIGITAL NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA

Andreza Cipriani, Aline Coêlho dos Santos, Arleide Rosa da Silva

Resumo


Pesquisas que articulem sobre as práticas pedagógicas e tecnologias digitais se fazem cada vez mais necessárias, pois reflexões a respeito de seu impacto no ensino e aprendizagem precisam ser aprofundadas. Portanto, esta pesquisa teve como objetivo identificar quais práticas pedagógicas estão sendo utilizadas no ensino médio, no que diz respeito ao uso de tecnologias digitais na disciplina de química durante o período de pandemia de COVID-19. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa exploratória, desenvolvida com 22 professores da rede estadual de ensino de Santa Catarina, na cidade de Blumenau, no período de Junho/Julho de 2021. Para a geração dos dados optou-se por questionário on-line, o qual foi construído por meio da ferramenta de formulários eletrônicos Microsoft Forms e disponibilizado por endereço de e-mail e link para os participantes. As respostas dos professores foram analisadas tendo como suporte teórico temas centrais sobre educação e tecnologias definidos por Kenski (2014) e ainda temas estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular. Os resultados encontrados corroboram com diversas pesquisas na área, as quais evidenciam o interesse em utilizar tecnologias digitais, porém, demonstram a necessidade de aprofundamento sobre as diferentes formas de integração das tecnologias à prática docente.

PALAVRAS-CHAVE: Práticas pedagógicas. Ensino de Química. Tecnologias Digitais. Base Nacional Comum Curricular.


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