PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM POR MEIO DO TRABALHO EM GRUPO E DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: CONSTRUÇÃO DE UM TERMÔMETRO DIGITAL DE BAIXO CUSTO

Eduardo Machado da Silva, Marcel Dupret Lopes Barbosa, Priscila Praxedes-Garcia

Resumo


Neste trabalho apresentamos os resultados obtidos a partir de uma experiência que tinha como objetivo elaborar e construir de um termômetro digital de baixo custo. O experimento foi desenvolvido por estudantes ingressantes num curso de formação de tecnólogos. A análise dos resultados foi realizada por meio da pesquisa qualitativa, em que a partir da observação da elaboração e construção do protótipo foi possível notar o avanço do processo ensino e aprendizagem quando os estudantes lidavam com os conceitos envolvidos na construção do equipamento. A integração dos professores e de suas respectivas disciplinas se mostrou eficaz quanto ao processo ensino e aprendizagem devido à realização do trabalho em equipe. Com isso, o corpo discente pôde perceber a integração entre os conhecimentos específicos de cada disciplina com a estruturação do projeto construtivo. Como pressupostos teóricos, consideramos a perspectiva do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade que busca despertar nos estudantes questões científico-metodológicas e a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que versa sobre o trabalho em equipe para resolução de problemas e que se constitui como uma experiência do trabalho científico.

PALAVRAS-CHAVE: Processo de Ensino e Aprendizagem. Aprendizagem Baseada em Projetos. Ensino Cooperativo. Ensino da Tecnologia. Educação Superior.

 


Texto completo:

PDF

Referências


AULER, D. Novos Caminhos para a Educação CTS: ampliando a participação. In: SANTOS, W. L. P.; AULER, D. (Org.). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011, v. único, p. 73-97.

BENDER, W. N. Aprendizagem Baseada em Projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: PENSO. 2014.

BOGDAN, R. C. e BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1999.

GOLDENBERG, M. A Arte de Pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 2000.

GUIMARÃES, M. A.; CARVALHO, W. L. P. e OLIVEIRA, M. S. Raciocínio Moral na Tomada de Decisões em Relação a Questões Sociocientíficas: o exemplo do melhoramento genético humano. Ciência & Educação (Bauru) [online]. 2010, v. 16, n. 2

MORÁN, J. Mudando a Educação com Metodologias Ativas. In: Carlos Alberto de Souza e Ofélia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.

NASCIMENTO, A. S. G.; RODRIGUES, M. F.; NUNES, A. O. A Pertinência do Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 11, p. 117129, 2017.

PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio. Ciência e Educação, Bauru, [online], v.13, n.1, p. 71-84, 2007.

SOBRAL, F. R; CAMPOS, C. J. G. Utilização de Metodologia Ativa no Ensino e Assistência de Enfermagem na Produção Nacional: revisão integrativa. Rev. Escola de Enfermagem. USP, São Paulo, v. 46, n. 1, p. 208-218, fev. 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Revista Educação & Tecnologia

ISSN IMPRESSO 1516-280X

ISSN ELETRÔNICO 2179-6122