CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA RELACIONADA A FORMAÇÃO CONTINUADA E AS NOVAS TECNOLOGIAS

Taymara Cristina Costa Queiroga

Resumo


Este artigo objetiva analisar as percepções que os professores e professoras de EF têm a respeito da formação continuada a partir de suas narrativas. Esse estudo caracterizou por uma pesquisa de cunho qualitativo composta de uma pesquisa bibliográfica por meio de uma entrevista aos professores (as) de educação física nesse período de atividade remota. Os dados da pesquisa foram analisados por meio da técnica de conteúdo bibliográfico relacionado com as palavras chaves do estudo: Formação continuada, Professores, Recursos Tecnológicos e Prática Pedagógica. A formação contínua vai além dos cursos e palestras que visam à capacitação docente, podemos considerar as reuniões, encontros e eventos que ocorrem dentro da escola envolvendo a participação de docentes e outros profissionais de diversas esferas do âmbito escolar.


Texto completo:

PDF

Referências


MARQUES, Marta Nascimento et al. CAMINHOS E DESCAMINHOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA -EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTA MARIA RS. 2011.

ANTUNES, Fabiana Ritter; KRONBAUER, Carla Prado; KRUG, Hugo Norberto. A valorização da participação dos professores de Educação Física nas reuniões pedagógicas escolares. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 12, n. 1, 2013.

ABRÃO, Kelber Ruhena; BAYSDORF, Grace Coswig. O TRABALHO DOCENTE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS COM DIFERENTES FATORES SÓCIOECONÔMICOS E DEMOGRÁFICOS: ESTRATÉGIAS E SABERES CONSTRUÍDOS. Revista Contexto & Educação, v. 28, n. 91, p. 37-57, 2013.

DE MATOS, Gislaine Aparecida; DO NASCIMENTO, Rafael. SABERES E FAZERES: O SENTIDO DA PRÁTICA DOCENTE. Revista GepesVida, v. 3, n. 5, 2017.

ALVARENGA, João Paulo Pimentel et al. O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA PARTICIPAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA. Biológicas & Saúde, v. 3, n. 8, 2013.

DE SOUZA NETO, Samuel; BENITES, Larissa Cerignoni. Os saberes docentes e a prática pedagógica nas tendências de ensino da Educação Física. Lecturas: Educación física y deportes, n. 103, p. 32, 2006.

VENÂNCIO, Luciana; DARIDO, Suraya Cristina. A educação física escolar e o projeto político pedagógico: um processo de construção coletiva a partir da pesquisa-ação. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 26, n. 1, p. 97-109, 2012.

BERNARDI, Ana Paula; KRUG, Hugo Norberto. Saberes docentes e a organização didático-pedagógica da Educação Física na educação infantil. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 7, n. 2, 2008.

GUIMARÃES, Márcia Rejane Vieira. A educação física no processo de construção permanente da política curricular. Pensar a Prática, v. 11, n. 2, p. 179-187, 2008.

MILEO, Thaisa Rodbard; KOGUT, Maria Cristina. A importância da formação continuada do professor de educação física e a influência na prática pedagógica. In: Anais do IX Congresso Nacional de Educação e do III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. Curitiba (PR): EDUCERE. 2009. p. 4943-4952.

DA SILVA, Claudia Maria Bezerra; DOS SANTOS, Edlamar Oliveira. Formação continuada do professor do ensino médio integrado: concepções e importância. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 18, p. 9281, 2020.

DE FREITAS, Rafael Alves. FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA EM TEMPOS DE COVID-19. REVISTA CARIOCA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO, v. 5, n. especial, p. 41-43, 2020.

LIMA, MARIA IZABEL FREIRE SILVA. FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR E USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. Anais do Colóquio Internacional" Educação e Contemporaneidade", v. 14, n. 8, 2020.

MILEO, Thaisa Rodbard; KOGUT, Maria Cristina. A importância da formação continuada do professor de educação física e a influência na prática pedagógica. In: Anais do IX Congresso Nacional de Educação e do III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. Curitiba (PR): EDUCERE. 2009. p. 4943-4952.

LIMA, Francisca das Chagas Silva; MOURA, Maria da Glória Carvalho. A formação continuada de professores como instrumento de ressignificação da prática pedagógica. Linguagens, Educação e Sociedade, v. 1, n. 1, p. 242-258, 2018.

PIRES, Ivens Hira; SILVA, Thais Lemes da; SOUZA-SILVA, João Roberto de. A formação continuada dos docentes na era da pandemia da Covid 19. Formação inicial e continuada de professores: políticas e desafios, Curitiba, PR, p. 14-20, 2020. Disponível em: https://editorabagai.com.br/product/formacao-inicial-e-continuada-de-professores-politicas-e-desafios/. Acesso em: 10 jan. 2021.

DA SILVA OLIVEIRA, Sidmar; SILVA, Obdália Santana Ferraz; DE OLIVEIRA SILVA, Marcos José. Educar na incerteza e na urgência: implicações do ensino remoto ao fazer docente e a reinvenção da sala de aula. Interfaces Científicas-Educação, v. 10, n. 1, p. 25-40, 2020.

RIDLEY, Mark. Das aulas presenciais às aulas remotas: as abruptas mudanças impulsionadas na docência pela ação do Coronavírus-o COVID-191!. Rev. Cient. Schola, v. 6, n. 1, p. 1-4, 2020.

ALVARADO-PRADA, Luis Eduardo; FREITAS, Thaís Campos; FREITAS, Cinara Aline. Formação continuada de professores: alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas. Revista Diálogo Educacional, v. 10, n. 30, p. 367-387, 2010.

HYPOLITTO, Dinéia. Formação continuada: análise de termos. Integração-pesquisaextensão, Ano VI, n. 21, 2000.

DE PINHO, Maria José; RIBEIRO, Josivânia Sousa Costa. A PANDEMIA DA COVID-19: Os impactos e tendências nos processos de ensino, aprendizagem e formação continuada de professores. Revista Observatório, v. 6, n. 4, p. a15pt-a15pt, 2020.

MATOS, Helen Carla Santos. O USO DAS TCIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM ESTUDO REFLEXIVO. In: Anais do CIET: EnPED: 2020-(Congresso Internacional de Educação e Tecnologias| Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância). 2020.

NÓVOA, A. 1 Vídeo (1:18:50). Formação Continuada - Aula Magna António Nóvoa. Publicado pelo canal Educação Bahia, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7kSPWa5Nieo. Acesso em: 10 maio 2021.

SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista Educação & Tecnologia

ISSN IMPRESSO 1516-280X

ISSN ELETRÔNICO 2179-6122