EXPLORANDO INCERTEZAS INSTRUMENTAIS NA ESTIMATIVA DA VELOCIDADE DE PROPAGAÇÃO DO SOM NUMA BARRA DE COBRE POR MEIO DE UM CIRCUITO CONTÍNUO EM SÉRIE RC: RELATO DE EXPERIÊNCIA

José Wagner Cavalcanti Silva, John Lennon Nunes de Souza, Janneson José Ferreira de Lima, Davi Euclides Oliveira

Resumo


Os experimentos realizados em laboratórios didáticos por vezes consistem em seguir um roteiro, com vistas apenas em que o resultado experimental se aproxime do valor previsto pela teoria que descreve o fenômeno estudado. Contudo, os laboratórios didáticos também possuem a característica de serem um espaço de autonomia, investigação e criatividade com o atributo de sedimentar o desenvolvimento e amadurecimento do pensamento científico. Apresentamos aqui um relato de experiência de uma atividade prática cujo objetivo foi determinar a velocidade do som em uma barra de cobre usando o método de regressão linear ponderado pelas incertezas instrumentais propagadas. Nessa atividade, ao invés de conduzir os estudantes a focarem apenas no resultado final, apresentamos a proposta de que sua execução estivesse concentrada no processo de elaboração das estratégias delineadas por eles no que se refere ao planejamento e construção do aparato experimental, bem como nas suas elucubrações acerca da análise estatísticas dos dados coletados.

PALAVRAS-CHAVE: Incertezas instrumentais. Circuito RC. Regressão Linear. Velocidade de propagação do som no cobre.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, M. ABC do Multímetro. 1999. Disponível em: https://www2.pcs.usp.br/~labdig/material/ABC_Mult.pdf. Acesso em: 16 de set. 2020.

BAROLLI, E. LABURÚ, C. E.; GURIDI, V. M. Laboratorio didáctico de ciencias: caminos de investigación. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 9, n. 1, p. 88-110, 2010.

CABRAL, P. Erros e incertezas nas medições. 2014. Disponível em: http://www.peb.ufrj.br/cursos/ErrosIncertezas.pdf Acesso em: 16 de set. de 2020.

CAMPOS, P. R. B. O ensino reflexivo em experimentos de laboratório didático na engenharia. Tese (Doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas) Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistema, Universidade de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de física. 8. ed, Rio de Janeiro, RJ: LTC, vol. 3, 2009.

LIMA, C. R. A.; ZAPPA, F. Análise de dados para Laboratório de Física. [s.l], 55p., 2014.

MARINELI, F. Uma interpretação para as dificuldades enfrentadas pelos estudantes num laboratório didático de física. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) Instituto de Física, Instituto de Química e Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

SANTOS, C. O. P.; BUENO, P. R.; ORLANDI, M. O.; FELICIANO, G. T.; FÉLIX, A. A.; SANTOS, A.; VALENTE, V. O. Laboratório de Física 1. São Paulo, 2018. (Apostila).

SPEZIALI, N. L.; VEAS, F. O. Ondas Longitudinais: Determinação da Velocidade do Som Em Metais. Revista Brasileira de Ensino de Física. v. 8, n. 1, p.3-9, 1986. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice.php?vol=8&num=1 Acesso em: 16 de set. de 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Revista Educação & Tecnologia

ISSN IMPRESSO 1516-280X

ISSN ELETRÔNICO 2179-6122