APRENDIZAGEM ATIVA E PEER INSTRUCTION NO ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIA E PERCEPÇÕES DOS GRADUANDOS EM BIOMEDICINA E FARMÁCIA DE CENTRO UNIVERSITÁRIO

Maurício José Morais Costa, João Batista Bottentuit Junior

Resumo


Estudo das percepções discentes dos cursos de Biomedicina e Farmácia de um Centro Universitário da rede privada de São Luís (MA), acerca dos usos e sentidos das metodologias ativas, em especial a Peer Instruction no processo de aprendizagem da disciplina de Comunicação e Expressão. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, de abordagem quantitativa e qualitativa e fez uso de questionários mistos aplicados com 26 (vinte e seis) estudantes dos cursos de graduação de Biomedicina e Farmácia. Além disso, recorreu à pesquisa bibliográfica para discutir metodologias ativas e a Peer Instruction e sua forma de aplicação no processo de aprendizagem, a partir de autores como Mazur (2015; 2003), Araújo e Mazur (2013), Lasry, Mazur e Watkins (2008), Debald (2020), Higashi e Pereira (2020), Bergonsi (2020), Campagnolo, Silva, Rauber e Tratch (2014), dentre outros. Pontua que os estudantes reforçaram a eficácia da discussão em pares para a revisão das respostas dadas nas rodadas da aplicação dos testes conceituais da Peer Instruction. Ressalta que a sala de aula invertida é fundamental para a aplicação da metodologia e como bem expresso pelos estudantes, estimula o hábito de estudar com antecedência para os encontros com o professor, potencializando, assim, a aprendizagem ativa.

PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem Ativa. Peer Instruction. Ensino Superior. Graduação Biomedicina e Farmácia.


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