USO DA REALIDADE AUMENTADA COM ESTUDANTES PORTADORES DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: APLICAÇÃO NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS

Alessandra Dutra, Bruna Luanna Franco de Oliveira, Luciano Tadeu Esteves Pansanato

Resumo


A educação tem se apropriado dos avanços e o uso de tecnologias tem se tornado importante para garantir melhor qualidade de ensino. Este trabalho aborda o seguinte problema: até que ponto a realidade aumentada pode ser aplicada no ensino remoto de estudantes portadores de deficiência intelectual a fim de auxiliar na apropriação de conhecimentos? O objetivo foi validar o uso de software para alcançar resultados significativos de ensino e aprendizagem junto a este público. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza o método comparativo para mensuração e análise dos dados. O trabalho buscou comparar os resultados da apresentação de conteúdo sobre o corpo humano para estudantes com necessidades especiais na disciplina de Ciências. O mesmo conteúdo foi apresentado de modos diferentes para duas turmas de Educação de Jovens e Adultos Fase Única de uma instituição de educação especial no norte do Paraná. Com os resultados e com base na fundamentação teórica, inferiu-se que a realidade aumentada pode ser aplicada no ensino remoto para deficientes intelectuais, inclusive contribuindo na melhoria do processo ensino e aprendizagem na disciplina de Ciências.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Especial. Realidade Aumentada. Realidade Aumentada na Educação Especial. Disciplina de Ciências.


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