A questão do método de pesquisa e a transmissão do saber na educação em ciências

Rogério Rodrigues

Resumo


Este ensaio tem como objetivo analisar as possíveis relações entre o método de pesquisa e a transmissão deste saber que se encontram presentes na educação em ciências. A pergunta central deste ensaio é se teríamos outras possibilidades de relações entre o método de pesquisa e a transmissão do saber científico que pudessem resultar no sujeito crítico. O método utilizado para a construção deste estudo tem como proposição investigativa a teoria crítica. Conclui-se que, ao se produzir e consumir conceitos no campo da educação em ciências, dever-se-ia encontrar elementos que pudessem romper com a concepção da competência técnica e neutra, para constituir o sujeito reflexivo no saber científico. Portanto, ao se pensar os processos formativos numa sociedade democrática, em todas as instâncias, deve-se desconstruir os paradigmas explicativos que anulam a condição do sujeito crítico.


Texto completo:

PDF

Referências


ADORNO, Theodor e HORKHEIMER, Max. A Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro, Jorge Zahar. 1985.

ALMEIDA, Emily. & ROSSI, Amanda. & FERRAZ, Luiza. VAGAS EM UTI E RESPIRADORES ARTIFICIAIS: AS EXIGÊNCIAS DO CORONAVÍRUS. In: Questões de Saúde. Disponível em: Acessado em: 30 mar. 2020.

BERMÚDEZ, Ana Carla. Pisa: Brasil fica entre piores, mas à frente da Argentina. In Educação. Disponível em https://educacao.uol.com.br/noticias/2019/12/03/pisa-brasil-fica-entre-piores-mas-a-frente-da-argentina-veja-ranking.htm Acessado em 06 abr. 2019.

CHAUI, Marilena. A ideologia da competência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

DELEUZE, G. & GUATTARI, F. 2014. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Trad. Ana Lúcia de Oliveira. Rio de Janeiro: Editora 34.

GHIRALDELLI JR, Paulo. A Filosofia como desbanalização do Brasil. 2011. Disponível em: Acessado em 10 jan 2020.

GUATTARI, Félix. Micropolítica do fascismo. In: ________. In: Revolução Molecular: pulsações políticas do desejo. Trad. Suely Belinha Rolnik. São Paulo: Brasiliense, 1981.

KOSIK, Karel. O mundo da pseudoconcreticidade e a sua destruição. ________. Dialética do Concreto. Trad. Célia Neves e AldericoToríbio. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Trad. Alfredo Veiga-Neto. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MARX, Karl. Introdução à crítica da economia política. In: ________. Contribuições à crítica da economia política. Trad. Maria Helena Barreiro Alves. 2a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1983.

MORALES, Juliana. Qual é a diferença entre coronavírus, covid-19 e Sars-CoV-2? In: Guia do Estudante. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/qual-e-a-diferenca-entre-coronavirus-covid-19-e-sars-cov-2-entenda/ Acessado em: 28 mar. 2020.

MURARO, Cauê.Inimiga do 'Ctrl C + Ctrl V', Barsa segue fiel ao papel e lança nova edição. Disponível em: http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2012/04/inimiga-do-ctrl-c-ctrl-v-barsa-segue-fiel-ao-papel-e-lanca-nova-edicao.html Acessado em 13 jan. 2020.

NAPOLEONI, Claudio. Lições sobre o capítulo sexto (inédito) de Marx. Trad. Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Livraria Editora Ciências Humanas, 1981.

NIETZSCHE, Friedrich. Cinco Prefácios para cinco livros não escritos. Trad. Pedro Süssekind. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2000.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Trad. Lílian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

VASSOLER, Luiz Augusto. Saiba mais sobre o Coronavirus. Disponível em: Acessado em 22 mar. 2020.

VERMEREN, Patrice; CORNU, Laurence; BENVENUTO, Andrea. Atualidade de O mestre ignorante. Educ. Soc., Campinas, v. 24, n. 82, p. 185-202, abr. 2003 . Disponível em . acessos em 11 abr. 2017.

SEM AUTOR. Coronavírus: por que o pânico e a corrida às compras são outro risco da epidemia. Estados de Minas Gerais. Disponível em . Acessos em 20 mar. 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista Educação & Tecnologia

ISSN IMPRESSO 1516-280X

ISSN ELETRÔNICO 2179-6122