PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA SOBRE AS ORIENTAÇÕES DA BNCC ACERCA DA TECNOLOGIA

Adriana da Costa Barbosa, Meiri-Elen Leal Pires

Resumo


Este trabalho teve como objetivo investigar o papel da tecnologia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os desafios para sua incorporação na prática docente de docentes de Biologia. O estudo envolveu cinco escolas públicas da rede estadual das cidades de Apiacá, Bom Jesus do Norte - Espírito Santo e Bom Jesus do Itabapoana e Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro no ano de 2018. Como recurso metodológico, buscou-se discutir a noção de tecnologia proposta na BNCC; realizar um mapeamento dos recursos tecnológicos recomendados pela BNCC; investigar a desenvoltura dos professores com os recursos tecnológicos propostos pela BNCC; e compreender a percepção dos professores acerca da tecnologia. Os resultados apontaram que 60% dos pesquisados demonstraram conhecer a Base, como um documento plural que orienta a elaboração do currículo; 80% compreende a tecnologia como uma forma de tornar o ensino mais dinâmico; e, na prática pedagógica há limitações em relação ao uso dos aparatos tecnológico em sala de aula, tanto no que diz respeito à formação dos professores quanto à estrutura das escolas.


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Referências


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