WATTPAD COMO AUXILIAR METODOLÓGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA

Daniel da Rocha Silva, Marília Roberta da silva Leite

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar a plataforma digital Wattpad como auxiliar metodológico nas aulas de Língua Portuguesa, voltada especificamente para o incentivo à leitura e à escrita dos alunos no ensino básico. Compreendemos que há um desinteresse quase generalizado no que tange a essas duas especificidades, o que reflete no aprendizado da disciplina mencionada e, ainda, nos índices negativos quanto à mesma. Dessa maneira, essa pesquisa consiste em uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico. A fundamentação teórica é assistida por Antunes (2003), Libâneo (2011), Arana e Klebis (2015), Prety (2016), dentre outras que agregam positivamente ao debate aqui proposto. Consideramos, portanto, que em decorrência da tecnologia estar presente no cotidiano de alunos e professores, tem-se como necessidade uma adaptação de meios tecnológicos à didática, no intuito de atrair o aluno. Ainda, o Wattpad, por ser acessível e gratuito, com uma linguagem que se volta para o público jovem, apresenta-se como uma dessas possibilidades, haja vista a sua estrutura, em que há a contabilidade dos textos mais lidos, além de premiações e até publicações para o mercado editorial, sendo assim, um incentivo aos estudantes tão ensimesmados com leituras obrigatórias e arcaicas.

Palavras-chave: Wattpad; Leitura; Escrita; Ensino.


Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. 181 p.

ARANA, Alba Regina de Azevedo; KLEBIS, Augusta Boa Sorte Oliveira. A importância do incentivo à leitura para o processo de formação do aluno. In: EDUCERE: XII Congresso Nacional de Educação, 2015. ISSN 2176-1396. p: 26669-26686. Disponível em: . Acesso em: 7 mai. 2019.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 9. ed. revista. Campinas/SP: Autores Associados, 2011. 148 p.

DORNELES, Darlan Machado. A leitura e escrita no ensino de língua portuguesa. In: Anais do SIELP, v. 2, n. 1. Uberlândia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758. p: 1-7. Disponível em: < http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/06/volume_2_artigo_090.pdf> Acesso em: 7 maio 2019.

FAJARDO, Vanessa; FOREQUE, Flavia; G1; TV Globo. 7 de cada 10 alunos do ensino médio têm nível insuficiente em português e matemática, diz MEC. Disponível em: . 2018. Acesso em: 7 dez. 2020.

KRUG, Flavia Susana. A importância da leitura na formação do leitor. Revista de Educação do IDEAU, v. 10, n. 22, jul./dez. 2015. ISSN 1809-6220. Disponível em: < https://www.ideau.com.br/getulio/restrito/upload/revistasartigos/277_1.pdf>. Acesso em: 7 maio 2019.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2011.102 p.

MOURA, Fábio José de Abreu et. al. Wattpad como recurso midiático na formação de alunos escritores e leitores. In: Anais V Congresso Nacional de Educação, v. 1, 2018. ISSN 2358-8829. p: 1-12. Disponível em: Acesso em: 6 mai. 2019.

PETRY, Luis Carlos. O conceito ontológico de jogo. In: Lynn Alves; Coutinho, Isa (org.). Jogos digitais e aprendizagem fundamentos para uma prática baseada em evidências. Campinas: Papirus, 2016, p: 17-42.

PORTA LITERÁRIA. O que é Wattpad? Disponível em: . 2017. Acesso em: 6 maio 2019.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. 277 p. Disponível em: http://. Acesso em: 7 dez. 2020.

SILVA, Daniel da Rocha. Tecnologia e o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Revista Forproll. Diamantina, v. 3, n. 1, p. 177-192, jan./jun. 2019. Disponível em: Acesso em: 7 dez. 2020.

WATTPAD. Disponível em: Acesso em: 7 dez. 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista Educação & Tecnologia

ISSN IMPRESSO 1516-280X

ISSN ELETRÔNICO 2179-6122