USO DO DOMINÓ ENQUANTO PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Resumo
Enquanto docentes, nos deparamos, em nossas práticas pedagógicas, com certas dificuldades que, por vezes, possuem suas raízes no ensino tradicional. Assim, o docente possui grandes desafios impostos pela atualidade, sendo um desses o de despertar o interesse de estudantes que se encontram conectados a diferentes ferramentas tecnológicas e que estão expostos a um número constante de informações. É nesse contexto que o uso dos games, no processo de ensino-aprendizagem, emerge. Diante disso, o presente trabalho possui como propósito demonstrar a aplicação de uma prática que possui respaldo na Metodologia Ativa: o uso do dominó. Apresenta-se a aplicação desse jogo para o curso de Educação Física no Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN). Pautada em uma pesquisa bibliográfica, buscamos demonstrar de que forma o game, nesse caso o dominó, pode auxiliar o docente na avaliação diagnóstica e na revisão para a prova do conteúdo de uma determinada disciplina, nesse caso específico, do ensino de informática. Como conclusão, verificamos que ao trazer para o ambiente de ensino algo já conhecido e experienciado pelos discentes, como o dominó, tornamos nossa prática pedagógica mais ativa, interessante, motivando, assim, o ensino e a aprendizagem.
PALAVRAS-CHAVE: Metodologia Ativa. Processo ensino e aprendizagem. Gamificação. Dominó.
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PDFReferências
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