USO DO DOMINÓ ENQUANTO PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Natália Elvira Sperandio, Lívia Naiara de Andrade Lívia Naiara de Andrade Lívia Naiara de Andrade

Resumo


Enquanto docentes, nos deparamos, em nossas práticas pedagógicas, com certas dificuldades que, por vezes, possuem suas raízes no ensino tradicional. Assim, o docente possui grandes desafios impostos pela atualidade, sendo um desses o de despertar o interesse de estudantes que se encontram conectados a diferentes ferramentas tecnológicas e que estão expostos a um número constante de informações. É nesse contexto que o uso dos games, no processo de ensino-aprendizagem, emerge. Diante disso, o presente trabalho possui como propósito demonstrar a aplicação de uma prática que possui respaldo na Metodologia Ativa: o uso do dominó. Apresenta-se a aplicação desse jogo para o curso de Educação Física no Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN). Pautada em uma pesquisa bibliográfica, buscamos demonstrar de que forma o game, nesse caso o dominó, pode auxiliar o docente na avaliação diagnóstica e na revisão para a prova do conteúdo de uma determinada disciplina, nesse caso específico, do ensino de informática. Como conclusão, verificamos que ao trazer para o ambiente de ensino algo já conhecido e experienciado pelos discentes, como o dominó, tornamos nossa prática pedagógica mais ativa, interessante, motivando, assim, o ensino e a aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: Metodologia Ativa. Processo ensino e aprendizagem. Gamificação. Dominó.


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Referências


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