MÍDIA, EDUCAÇÃO E RECONHECIMENTO: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM CAMPO BOM (RS)
Resumo
Ao longo dos anos, a educação recebeu muitas contribuições para elevar a qualidade do ensino através das pesquisas e novas tecnologias, mesmo assim há uma resistência em seu uso nas salas de aulas. Desde o nascimento das crianças é importante propiciar situações diversificadas de aprendizagem, explorar o ambiente, trabalhar com elementos de que vão utilizar em seu dia a dia, em busca de potencializar os seus desenvolvimentos e autonomia. Para tanto, esta pesquisa objetiva verificar o lugar/papel das mídias em uma turma de Educação infantil com quinze alunos de uma escola da rede municipal de Campo Bom/RS, verificando contribuições no ensino e aprendizagem dessas crianças, através de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de uma breve revisão bibliográfica. O que fica importante ressaltar é que as instituições de ensino não podem parar frente às grandes transformações que a globalização causou na sociedade contemporânea, e sim procurar trazer para dentro da escola novos saberes que sejam úteis no dia a dia dos educandos e os auxiliem a se desenvolverem plenamente em uma sociedade tecnológica.
Palavras-chave: Educação infantil; Mídia; Globalização; Campo Bom-RS.
Texto completo:
PDFReferências
ARIÈS, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC, 2a ed., 2006.
BELLONI, Ma. Luiza. Educação à distância. 2a edição. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. INEP. Brasília: MEC/SEB, 2014.
CAMPO BOM. Prefeitura Municipal. Secretaria de Educação e Cultura. 2018. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2018.
COELHO, Claúdia Regina Bergo. Tecnologia na educação infantil. Prefeitura Municipal de Ipatinga, 2008. Disponível em:. Acesso em: 4 nov.2019.
DEMO, P. A tecnologia na educação e na aprendizagem. Palestra ministrada no dia 27 de maio de 2000. Educador 2000. Congresso Internacional de Educação.
FOLQUE, M. Assunção. Educação Infantil, Tecnologia e Cultura. In: Pátio: Educação Infantil. Porto Alegre, n. 28, 2011.
HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. Trad. Luiz Repa. 2º ed. SP: Editora 34. 2009.
MÉSZAROS, Istivan. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec,1993.
MOSÉ, Viviane. O valor da mudança. Palestra. 2013. Disponível em:. Acesso em: 19 out. 2019.
OLIVEIRA, Vera L. D. de. FERREIRA, Mª de Fátima D. O uso das mídias impressas e tecnológicas em salas de educação infantil como ferramenta de aprendizagem. 2010. Disponível em:. Acesso em: 4 nov. 2019.
PRENSKY, M. Digital Natives Digital Immigrants. In: PRENSKY, Marc. On the horizon. NCB University Press, v. 9, n. 5, October, 2001. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2019.
PAPERT, Seymour M. (1994). A Máquina das crianças: Repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre, Artes Médicas, 210 pp. (2008). Tradução de Sandra Costa, do original (1993).
FEE. RIO GRANDE DO SUL. Fundação de Economia e Estatística. 2013. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2019.
SALVADOR, Angelo Domingos. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica. Porto Alegre: Sulina, 1978.
SANTOS, E. Formação de professores e cibercultura: novas práticas curriculares na educação presencial e a distância. Revista da FAEBBA Educação e contemporaneidade, v.11, n.17, p. 113-122, jan./jun., 2002.
SCHWARTZ, Suzana. Alfabetização de jovens e adultos: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
SIBILIA, Paula. A escola no mundo hiperconectado: Redes em vez de muros? Disponível em:< www.matrizes.usp.br/index.php/matrizes/article/download/269/pdf>. Acesso em: 19 out. 2019.
SOUZA, Fabieli de. A influência das mídias na educação infantil. Disponível em:. Acesso em: 10 jun. 2019.
VINHA, T. Sala de aula: espaço de construção da autonomia. Dois Pontos: Teoria e prática. 1998.
XAVIER, R. T. O.; FERREIRA, M. B.; ÁVILA, C. O.; Cibercultura e a escola. Disponível em:. Acesso em: 10 jun. 2019.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Revista Educação & Tecnologia
ISSN IMPRESSO 1516-280X
ISSN ELETRÔNICO 2179-6122