A QUESTÃO AMBIENTAL E OS DESAFIOS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA

Cristhian Corrêa da Paixão

Resumo


Este artigo está inserido no âmbito dos debates sobre a questão ambiental e suas repercussões no campo da Educação em Ciências, especificamente, no tocante à formação de professores de Física. Discuto aspectos característicos da questão ambiental, esta que constitui alvo crescente de discussão e interesse por parte de especialistas e da sociedade em geral. Busco tecer reflexões sobre os desafios que a questão ambiental impõe ao ensino de ciências e, por conseguinte, à formação de professores de Física, em termos de reorientações de ordem teórica, epistemológica e prática. Os desafios impostos estão relacionados à racionalidade moderna, como visão de mundo que orienta diferentes modos de ser e fazer. Aceno para a necessidade de reorientar o ensino e a formação de professores de Física, no sentido de promover a abertura a outras racionalidades e possibilitar a reflexão crítica sobre a relação entre o homem e a natureza e suas diferentes visões.

Texto completo:

PDF

Referências


BERNARDES, J. A.; FERREIRA, F. P. M. Sociedade e natureza. In.: CUNHA, S. B.; GUERRA, A. J. T. A questão ambiental: diferentes abordagens. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

CAPRA, F. Alfabetização ecológica: o desafio para a educação do século XXI. In: TRIGUEIRO, A. Meio ambiente no século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. Campinas: Armazém do Ipê, 2008.

CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2006.

CARVALHO, L. M. A Educação Ambiental e a formação de professores. In: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Panorama da Educação Ambiental no ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2001.

COSTAS, C. The kids are all right. National Geographic Traveler, vol. 32, Issue 3, p. 32, May, 2015.

FAZENDA, I. C. A. Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1993.

GONÇALVES, T. V. O. Ensino de Ciências e Matemática e Formação de Professores: marcas da diferença. Campinas: FE/UNICAMP, 2000. (Tese de Doutorado).

LIMA, G. F. C. Questão ambiental e educação: contribuições para o debate. Ambiente e Sociedade, NEPAM/UNICAMP, Campinas, ano II, nº 5, 135-153, 1999.

JOSSO, M. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

KUHN, S. T. A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Editora Perspectiva, 2003.

NÓVOA, A. Vidas de professores. Portugal: Porto Editora, 2000.

MORAN, E. F. Nós e a natureza: uma introdução ás relações homem-ambiente. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008.

MOREIRA, M. A.; MASSONI, N. T.; OSTERMANN, F. História e epistemologia da física na licenciatura em física: uma disciplina que busca mudar concepções dos alunos sobre a natureza da ciência. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 1, p. 127-134, Belo Horizonte, 2007.

PAIXÃO, C. C. Narrativa autobiográfica de formação: processos de vir a ser professor de ciências. Belém: NPADC/UFPA, 2008. (Dissertação de Mestrado).

PIERSON, A. H. C.; NEVES, M. R. Interdisciplinaridade na formação de professores de ciências: conhecendo obstáculos. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 3, 2001, Atibaia. Atas. São Paulo: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2001.

ROSSI, P. A ciência e a filosofia dos modernos: aspectos da Revolução Científica. São Paulo: Editora Unesp, 1992.

SILVA, L. F.; CAVALARI, M. F.; MENCHEN, C. Compreensões de pesquisadores da área de Ensino de Física sobre a temática ambiental e as suas articulações com o processo educativo. Revista Ensaio, v. 17, n. 2, p. 283-307, maio-ago, 2015.

SCHÖN, D. A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

TAKS, G. F. J. Um olhar antropológico sobre a questão ambiental. Mana: Estudos de Antropologia Social. v. 10, n. 2, p. 323-348, 2004.

WEIGERT, C.; VILLANI, A.; FREITAS, D. A interdisciplinaridade e o trabalho coletivo: análise de um planejamento interdisciplinar. Ciência e Educação, v. 11, n. 1, p. 145-164, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista Educação & Tecnologia

ISSN IMPRESSO 1516-280X

ISSN ELETRÔNICO 2179-6122