USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NO ENSINO DE BIOLOGIA EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO EM CHAPADINHA, MARANHÃO

Jairisson Andrade de Sousa

Resumo


As tecnologias de informação e comunicação (TICs) estão cada vez mais frequentes em nossa sociedade, e estão modificando o modo de viver, interagir e aprender das pessoas. O trabalho tem como objetivo geral investigar como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICSs) que estão sendo usadas por professores da disciplina de biologia em instituições de ensino da rede pública estadual de ensino em Chapadinha, Maranhão. A pesquisa, de cunho quanti-qualitativa, foi realizada com 12 professores do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, com aplicação de questionário, com 10 perguntas abertas e fechadas. O grupo é formado em maior percentual por professores jovens e em início de carreira. Como resultados, 50% dos professores utilizam as TICs em atividades de planejamento e 33% durante as aulas, 50% não tiveram nenhum componente curricular voltado ao uso de TICs durante a graduação e 42% não tiveram formação continuada para uso de tais tecnologias. As TICs mais utilizadas foram o aparelho de Data Show e os recursos do computador. A falta de estrutura nas instituições de ensino foi a principal dificuldade citada para o uso das TICs. Conclui-se que a e a formação de professores, salas de aulas adequadas e disponibilização de recursos são escassas e dificultam o uso das TICs na disciplina de biologia nas três instituições de ensino da rede pública estadual que ofertam o ensino médio em Chapadinha-MA.

PALAVRAS-CHAVE: Tecnologias. TICs. Ensino de Biologia. Chapadinha-MA.


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