FORMAÇÃO TECNOLÓGICA: REFLEXÕES A RESPEITO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO NORMAL PARA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA

Mônica Heitling, Joice Rejane Pardo Maurell, Silvia Garcia de Freitas

Resumo


A formação torna-se cada vez mais necessária para uma reinvenção do papel do professor na sociedade e um dos fatores impulsionadores desta necessidade de constante formação é o acesso e a utilização da tecnologia digitais pela sociedade, que modificou o perfil de estudante e, consequentemente, exige uma mudança na prática dos professores. Neste sentido, o presente texto tem a pretensão de realizar algumas reflexões a respeito da formação docente, em nível médio, para o uso das tecnologias digitais como meio de construção do conhecimento. Tais análises partem do desenvolvimento de uma oficina, sobre o tema, com um grupo de estudantes do Curso Normal, o qual habilita professores para trabalhar nos anos iniciais. Como metodologia de pesquisa optou-se para seguir alguns fundamentos da Pesquisa Participante o que levou a reflexões a respeito do novo papel do professor, assim como a utilização da tecnologia na educação e a necessidade de uma revisitação aos currículos de formação de professores no que compete a formação tecnológica de professores em sua formação inicial.


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