A UTILIZAÇÃO DA MATEMÁTICA NA VERIFICAÇÃO DE ACESSIBILIDADE DAS RAMPAS PARA PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA: UMA EXPERIÊNCIA COM O LIVRO DIGITAL

Nadiele Costa Lucas, Joice Rejane Pardo Maurell

Resumo


Este artigo tem o intuito de apresentar uma análise da potencialidade do uso de tecnologias digitais nas aulas de Matemática, através da plataforma Livros Digitais, bem como trazer reflexões sobre a importância da contextualização dos conteúdos estudados com o cotidiano dos alunos, a fim de tornar o processo de ensino e aprendizagem mais significativos para os mesmos. A análise se deu a partir de um projeto desenvolvido com alunos do 1º ano do Ensino Médio, de uma escola estadual, localizada na cidade de Mostardas/RS. O projeto em questão foi planejado com base em uma metodologia educativa construtivista, chamada Unidades de Aprendizagem, valorizando o protagonismo dos alunos e tendo por objetivo refletir sobre potencialidade da plataforma Livros Digitais nas aulas de Matemática, para promover reflexões acerca da acessibilidade das rampas e planejar ações de melhoria no cotidiano de pessoas com mobilidade reduzida. O projeto resultou na construção de um Livro Digital, no qual os alunos apresentam um pouco da história de cinco locais públicos da cidade, escolhidos pelos mesmos, juntamente com a verificação da acessibilidade das rampas destes lugares, realizada através dos seus conhecimentos matemáticos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista Educação & Tecnologia

ISSN IMPRESSO 1516-280X

ISSN ELETRÔNICO 2179-6122