ESCRITA E A LEITURA ATRAVÉS DO GOOGLE DOCS

Glaucia Silva da Rosa, Daniele Barros Jardim

Resumo


Na sociedade global, existem crescentes movimentos de mudança na maneira de aprender. Com o advento da indústria e as inovações tecnológicas, este conceito se amplia, juntamente com a emergência de se pensar novas práticas pedagógicas que incorporem os recursos tecnológicos em sala de aula. O presente trabalho problematiza a utilização do Google Docs, um aplicativo gratuito para editar textos pelo navegador, com uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola doo município de Canoas/RS, com o objetivo de resgatar e estimular o interesse para leitura e escrita. A pesquisa é de natureza qualitativa e quantitativa, tendo como estratégia de pesquisa o estudo de caso. Além da análise do diário do bordo, foram aplicados dois questionários com os alunos participantes. A interpretação dos dados obtidos foi realizada com base no referencial teórico dos estudos de Levy (1993), Maturana (1993), Prensky (2001), dentre outros. Nessa iniciativa, procurou-se explorar as potencialidades do Google Docs como uma ferramenta pedagógica que pode remodelar o processo de leitura e escrita. Por ser um modo de trabalhar coletivamente, os resultados foram significativos, pois os participantes passaram a compreender de modo diverso a leitura e escrita de documentos. Houve interesse em ler e escrever compartilhando capacidades de criação, e em conhecer a estrutura de funcionamento de uma plataforma on-line.

Palavras-chave: leitura e escrita; plataforma on-line; Google Docs; ensino fundamental.

 

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