PROCESSOS DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS: FERRAMENTA LIVRO DIGITAL PARA CRIAÇÃO DE UM E-BOOK

Adriana Bastos Dias, Vanda Leci Bueno Gautério

Resumo


Este artigo aborda a relevância da inserção das Tecnologias Digitais em ambiente escolar. Para fundamentar o tema e aproximar-se do contexto dos alunos denominados como nativos digitais (PRENSKY, 2001) analisamos o potencial das Tecnologias Digitais no contexto educacional no processo de desenvolvimento da leitura, e principalmente, o da escrita. Iniciamos com práticas efetuadas com alunos do quinto ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal. A atividade principal foi a realização de pesquisas em ambientes virtuais sobre o tema Respeito às Diversidades para a elaborar e divulgar um livro digital que expressasse os conhecimentos adquiridos através de uma leitura crítica e reflexiva e de uma escrita organizada e autêntica. A partir da concretização desse planejamento, coletamos dados e os analisamos através da metodologia de pesquisa textual qualitativa levando em consideração as anotações contidas no diário de bordo da professora pesquisadora e realizando reflexões a partir do embasamento teórico de diversos autores. Percebemos que ao utilizar as Tecnologias Digitais foi possível criar situações favoráveis às aprendizagens significativas que tornam os alunos protagonistas no seu processo de construção do conhecimento.

Palavras-chave: Educação; Leitura; Escrita; Tecnologias Digitais; Livro Digital.


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