USO DO APLICATIVO ABC AUTISMO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E SOCIALIZAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS

Danilla Silva Ribeiro

Resumo


O presente artigo é o resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso, o qual foi motivado por uma experiência durante a realização de um estágio supervisionado na Licenciatura em Computação. Este objetivou promover o processo de socialização e aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista/TEA, por meio do uso do Aplicativo ABC Autismo. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa utilizando o método da pesquisa-ação, a qual foi realizada em uma escola Municipal de Petrolina tendo como sujeitos estudantes com TEA na sala de recursos do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Durante a pesquisa, inicialmente foi feito o levantamento das crianças com TEA e suas especificidades e depois foi utilizado o Aplicativo ABC Autismo. O objetivo do estudo foi identificar as contribuições do mesmo como ferramenta facilitadora para aprendizagem e interação. Os resultados da pesquisa demonstraram a possibilidade do uso do aplicativo na interação e na também na aprendizagem dos alunos autistas. Os participantes não criaram barreiras e gostaram de usar o aplicativo nas diversas fases que foram se sucedendo durante a aplicação. Além do mais, eles aprenderem os conteúdos vistos em sala de aula e puderam se socializar entre si. As tecnologias têm seu lugar na educação em geral, e também podem ser exploradas no processo de ensino-aprendizagem do aluno autista.

Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista/TEA; Ensino-aprendizagem; Tecnologias; Aplicativo ABC Autismo.


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