VALIDAÇÃO DO USO DA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O CÁLCULO DO IMC

Silvane de Sousa Verch, Joice Rejane Pardo Maurell

Resumo


O presente artigo trata do relato da experiência vivenciada em um projeto, elaborado e realizado como parte do processo de conclusão de um curso de especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. O projeto foi desenvolvido com uma turma de curso Técnico em Informática, na qual foi explorado o uso do Microsoft Office Excel, para trabalhar com o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) como Unidade de Aprendizagem. A proposta buscou validar o uso desta planilha eletrônica para o ensino e aprendizagem da Matemática. Para tanto, uma metodologia de pesquisa de abordagem qualitativa foi utilizada, para realizar a análise de dados oriundos de dois questionários aplicados no projeto, sendo o primeiro anterior a Unidade de Aprendizagem e o segundo posterior ao desenvolvimento das atividades. O estudo mostrou que o uso do software Excel é uma tecnologia digital válida para o ensino e aprendizagem nas aulas de Matemática e, também, em outros componentes, mas pouco explorado pela escola.

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