REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA NO PROCESSO FINAL DE ALFABETIZAÇÃO: PROBLEMATIZANDO AS LEITURAS, AS TECNOLOGIAS E AS CIÊNCIAS HUMANAS

Isaias dos Santos Ildebrand, Sabrina Hax Duro Rosa

Resumo


Este artigo busca refletir sobre as relações entre as tecnologias, as leituras e as Ciências Humanas nas perspectivas finais do processo de alfabetização de alunos de 8-9 anos do Ensino Fundamental, bem como descrever essas relações às práticas de ensinagem realizadas em uma escola pública localizada na região metropolitana de Porto Alegre. A alfabetização e as Ciências Humanas se encontram a fim de contemplar a necessidade das crianças em se reconhecer no espaço e no tempo em que vivem. Desse modo, essa percepção condiz em aprimorar as criticidades dos educandos e o reconhecimento da diversidade que perpetra os diferentes espaços e localidades. A realidade virtual e a aumentada subsidiaram os suportes utilizados no contexto de aprendizagem em sala de aula com um grupo de discentes. Além disso, as novas formas de ler, não apenas a palavra, mas um conjunto de frames ganharam destaques, e já que foram oportunas para ressignificar as aulas nessa etapa escolar.

Palavras-chave: Tecnologias digitais; Ciências Humanas; Alfabetização.

 


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