UTILIZAÇÃO DO SMARTPHONE NA EDUCAÇÃO DE CEGOS: POTENCIALIDADES DA TECNOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES COM UM ALUNO CEGO

Paulo Cesar Pereira Napar, Regina Barwaldt

Resumo


Este trabalho se constituiu a partir uma experiência com a utilização de um recurso tecnológico para o desenvolvimento de competências e habilidades com um aluno cego do Ensino Fundamental. A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa com vistas a um processo de uso da tecnologia smartphone. O foco da pesquisa esteve investigar e potencializar a utilização de aplicativos com recursos de acessibilidade no desenvolvimento de conhecimentos para o exercício da cidadania de alunos cegos. Os passos da pesquisa estiveram na elaboração de um projeto que visou possibilitar o educando a interagir, utilizar e refletir com a tecnologia, percebendo sua utilização em contextos diferentes da sala de aula convencional. Dos resultados, indica-se que o educando se mostrou engajado em aprender a utilizar a tecnologia, considerando um contexto do qual o mesmo não estava familiarizado com essa. Ainda, foi possível perceber a relevância que o processo de afetividade entre família, escola e educando tem para contribuir ao crescimento educacional do sujeito.


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