A WIKIPÉDIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA CULTURAL: PENSANDO SOBRE A TRANSFORMAÇÃO NOS MODOS DE CIRCULAÇÃO DO CONHECIMENTO

Sandro Bortolazzo, Carla Simone Corrêa Marcon

Resumo


Inscrito dentro da perspectiva dos Estudos Culturais em Educação, este artigo desenvolve uma análise da Wikipédia enciclopédia online livre, voluntária, colaborativa e, hoje, multilíngue enquanto uma ferramenta pedagógica cultural afinada à paisagem tecnológica na sociedade contemporânea. A pesquisa percorreu dois caminhos de investigação:1) apresentar a Wikipédia a partir de artigos e sites especializados; 2) problematizar as transformações nos modos de circulação do conhecimento atreladas às tecnologias digitais de informação e comunicação. O artigo se aproxima das análises de Bauman, Lemos e Watkins. Os resultados sinalizam a Wikipédia como uma ferramenta digital e pensá-la sob uma perspectiva cultural significa analisar que, em função da velocidade com que as informações circulam, os sujeitos têm sido tomados pelas mais diversas instâncias no sentido de produzir, reproduzir, consumir e disseminar informações sobre o que ler, ouvir, falar ou mesmo aprender.

Palavras-chave: Wikipédia; cibercultura; pedagogia cultural


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Referências


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