DUALIDADE EDUCACIONAL, RELAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA E FORMAÇÃO POLITÉCNICA: onde essas realidades se encontram no mundo do trabalho?
Resumo
Este artigo versa sobre a relação entre a dualidade que marca o processo educacional brasileiro, a dicotomia teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem e a formação politécnica, bem como, as consequências dessa cisão no mundo do trabalho. Pautou-se numa pesquisa bibliográfica, na qual buscou-se fazer a articulação das ideias a partir de autores que tratam da Educação Profissional e Tecnológica e de suas bases conceituais, do trabalho como princípio educativo e da formação integral dos indivíduos, tais como, Barato (2008), Ciavatta (2005, 2010), Frigotto (2005, 2010), Ramos (2005, 2010, 2017), Gramsci (2006), Manacorda (1990), Marx (1968), Moura, Lima Filho e Silva (2015) e Saviani (1989, 2007). As considerações finais evidenciam que mesmo em meio ao cenário educacional vigente, marcado pela dualidade, que por sua vez influencia a relação teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem, atrelado às distorções na compreensão da educação politécnica, não se pode perder de vista a importância da luta pela autonomia intelectual e formação politécnica.
Palavras-chave: Educação Profissional; Dualidade Educacional; Relação Teórico-prática; Formação Politécnica.
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