A COMPREENSÃO DE DOCENTES DO ENSINO MÉDIO ACERCA DA IMPLEMENTAÇÃO DAS TIC NO CONTEXTO ESCOLAR SOB O EIXO VISÃO DO MODELO FOUR IN BALANCE

Karine Prado, Elizabeth Oliveira Machado, Alice Assis

Resumo


Na educação, as TIC podem assumir um significado mais amplo do que meras ferramentas de ensino e aprendizagem, oferecendo também suporte para formação de um cidadão democrático com valores sociais e humanos. Em 2001, foi desenvolvido o Modelo Four in Balance, que tem como objetivo implementar e garantir o desenvolvimento do setor educacional em relação ao uso das TIC, tendo como base quatro eixos, Visão, Competência, Infraestrutura e Conteúdos e Recursos Digitais. Quando tais eixos estão em equilíbrio, a tecnologia para a educação atinge seu pleno potencial. Neste artigo, foi realizada uma pesquisa qualitativa com dois professores do Ensino Médio, de duas escolas públicas, uma no estado de São Paulo e a outra em no estado de Minas Gerais, com o objetivo de se investigar quais as suas compreensões acerca da utilização das TIC nas escolas públicas brasileiras, sob a perspectiva do eixo Visão do modelo Four in Balance. Os dados foram constituídos por meio de um questionário eletrônico aplicado a esses professores e analisados mediante Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram a necessidade de formulação de políticas que levem em consideração as diferentes realidades entre os professores, oferecendo não só investimento em equipamentos, mas também a sua capacitação.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. CIEB ESTUDOS # 4Políticas de Tecnologia na Educação Brasileira: histórico, lições aprendidas e recomendações. UNICAMP (Campinas): Centro de Inovação para Educação Brasileira, 1997.

COSTA, S. R. S.; DUQUEVIZ, B. C.; PEDROZA, R. L. S. Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP, v. 19, n. 3, p. 603-610, 2015.

MOREIRA KENSKI, V. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, v. 4, n. 10, 2003.

VIEIRA, M. A. N. Educação e Sociedade da Informação: uma perspectiva crítica sobre as TIC num contexto escolar. 365 p. (Tese - Doutorado) Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia. Portugal, 2005. Disponível em:< http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/3276/1/Tese_Educacao_Sociedade_Informacao_AV.pdf >. Acesso em 18 de novembro 2018.

SIEMENS, G. Learning Ecology, Communities, and Networks: Extending the Classroom. Elearnspace, 2003. Disponível em: . Acesso em 18 de novembro 2018.

TAKAHASHI, T. (Org) (2000). Sociedade da informação no Brasil: Livro Verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia. Disponível em: http://www.inst-informatica.pt/servicos/informacao-e-documentacao/biblioteca-digital/gestao-e-organizacao/BRASIL_livroverdeSI.pdf>. Acesso em 18 de novembro 2018.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de administração de empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.

KENSKI, V. M. (2003). Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, 4 (10), 47-56 Disponível em: . Acesso em 18 de novembro 2018.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 70. ed. Lisboa (Portugal), 2010.

COUTINHO, C. P.; LISBÔA, E. S. Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI. Revista de Educação, v. 18, n. 1, p. 5-22, 2011.

FONTANA, Fabiana Fagundes; CORDENONSI, André Zanki. TDIC como mediadora do processo de Ensino-Aprendizagem da Arquivologia. ÁGORA: Revista do Curso de Arquivologia da UFSC, v. 25, n. 51, p. 101-131, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 165p., 1996 (Coleção Leitura).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista Educação & Tecnologia

ISSN IMPRESSO 1516-280X

ISSN ELETRÔNICO 2179-6122