A COMPREENSÃO DE DOCENTES DO ENSINO MÉDIO ACERCA DA IMPLEMENTAÇÃO DAS TIC NO CONTEXTO ESCOLAR SOB O EIXO VISÃO DO MODELO FOUR IN BALANCE
Resumo
Na educação, as TIC podem assumir um significado mais amplo do que meras ferramentas de ensino e aprendizagem, oferecendo também suporte para formação de um cidadão democrático com valores sociais e humanos. Em 2001, foi desenvolvido o Modelo Four in Balance, que tem como objetivo implementar e garantir o desenvolvimento do setor educacional em relação ao uso das TIC, tendo como base quatro eixos, Visão, Competência, Infraestrutura e Conteúdos e Recursos Digitais. Quando tais eixos estão em equilíbrio, a tecnologia para a educação atinge seu pleno potencial. Neste artigo, foi realizada uma pesquisa qualitativa com dois professores do Ensino Médio, de duas escolas públicas, uma no estado de São Paulo e a outra em no estado de Minas Gerais, com o objetivo de se investigar quais as suas compreensões acerca da utilização das TIC nas escolas públicas brasileiras, sob a perspectiva do eixo Visão do modelo Four in Balance. Os dados foram constituídos por meio de um questionário eletrônico aplicado a esses professores e analisados mediante Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram a necessidade de formulação de políticas que levem em consideração as diferentes realidades entre os professores, oferecendo não só investimento em equipamentos, mas também a sua capacitação.
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PDFReferências
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