FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE MATEMÁTICA: USO DE TELEFONE MÓVEL E CONTA DE ÁGUA PARA ANALISAR GASTOS DE CONSUMO

Jeremias Ferreira da Costa, Tânia Teresinha Bruns Zimmer, Sérgio Camargo

Resumo


O trabalho foi desenvolvido na formação de professores do magistério na disciplina de Matemática com uso de tecnologia móvel. O objetivo foi ensinar o conteúdo de funções (crescente, decrescente e constante) a partir da análise da conta de água e desenvolver prática experimental do conceito de banho rápido por meio do aplicativo (app) banho rápido. A metodologia utilizada percorreu os passos Três Momentos Pedagógicos (3MP) - Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento - de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2012). A fundamentação teórica seguiu os conceitos de Brito (2006) de utilização das tecnologias na formação de professores, contemplando propósito, metodologia e significação de conceitos de cultura digital da base curricular, e hábitos e costumes. Os resultados mostraram que os estudantes e os pais aprovaram o trabalho que estimulou a conscientização sobre o recurso água. O pequeno grupo que não participou da experiência não ousou aderir às mudanças de hábitos. Os estudantes se apropriaram de saberes e conhecimentos sobre a conta de água, o consumo exagerado e o uso do telefone celular para colaborar com redução de gastos de recursos naturais, de dinheiro e de tempo.


Texto completo:

PDF

Referências


BRITO, Glaucia da Siva. Inclusão digital do profissional professor: entendendo o conceito de tecnologia. Atas do 30º Encontro Anual da ANPOCS, 24 a 28 de outubro de 2006. Disponível em: Acesso em: 26 maio 2018.

DELIZOICOV. D.; ANGOTTI. J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2012.

FAVA, R. Educação 3.0 aplicando o PDCA nas instituições de ensino. São Paulo: Saraiva, 2014.

HARTMAN. H. J. Como ser um professor reflexive em todas as áreas do conhecimento. Porto Alegre: AMGH editora Ltda, 2015.

SANEPAR. Consumo Responsável. Disponível em: < http://site.sanepar.com.br/sustentabilidade/consumo-responsavel> Acesso em: 20 jul. 2018.

SEEDPR. Secretaria de Estado de Educação do Paraná. Subsídios para elaboração do regimento escolar. Disponível em < http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/regimento_escolar.pdf > Acesso em 14/07/2018.

PARANÁ. Lei 18.118 de 2014. Disponível em: < http://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/listarAtosAno.do?action=exibir&codAto=123359> Acesso em: 13 jul. 2018.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Departamento de Legislação Escolar. Fundamentação legal para a elaboração do regimento escolar da educação básica / Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Departamento de Legislação Escolar. Curitiba: SEED Pr., 2017, 117p. Disponível em: < http://www.educacao.pr.gov.br/arquivos/File/Manuais/manual_regimento2017.pdf>. Acesso em: 28 set. 2018.

PLANTÃO EXATAS. Função crescente, decrescente e constante - teoria # 04. Vídeo dos conteúdos de função. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=bim6KI5xxFs > Acesso em: 19 abr. 2018.

UNESCO. Policy guidelines for mobile learning. Paris, 2013. DisponíveL em: < http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/diretrizes_de_politicas_da_unesco_para_a_aprendizagem_movel_pdf_only/#.VaRdc_lViko>. Acesso em: 13 jun. 2018.

UNESP. Formação Continuada de Professores. VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de educadores - 2005 UNESP - Universidade Estadual Paulista - Pro-reitoria de Graduação. Disponível em: Acesso em: 17 jul.2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Educação & Tecnologia

ISSN IMPRESSO 1516-280X

ISSN ELETRÔNICO 2179-6122