TECNOLOGIAS COMO RECURSOS DE ENSINO E OS DESAFIOS DE IMPLANTAÇÃO NA EDUCAÇÃO
Resumo
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo analisar os conflitos das tecnologias de informação e comunicação como ferramenta de ensino e aprendizagem em sala de aula, associando isto aos desafios da falta deles enquanto recursos didático-pedagógicos em escolas públicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, feita por meio de pesquisa bibliográfica. No espaço escolar, as mídias existentes facilitam a interação entre o aluno e o professor, mas outros fatores como a internet, a atualização do software e do hardware e a falta de cursos de capacitação e de formação podem inviabilizar o uso de máquinas. Os processos políticos de implantação e regularização de sistemas de tecnologia e aparelhos eletroeletrônicos são lentos e mal distribuídos no país. Esta ideia envolve as dificuldades em reconhecer que as máquinas não são inimigos da aprendizagem. Conclui-se que, dada a realidade social, existem recursos tecnológicos que não chegam às escolas, e este fato pode interferir no processo de aquisição de saberes e conhecimentos.
Palavras chave: tecnologias, ensino e aprendizagem, formação de professores, educação.
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Informática e formação de professores. Prolnfo: Informática e formação de professores I Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed., 2000. Série de Estudos. Educação a Distância. v.13.
AQUINO, Mirian de Albuquerque. Educação para a autonomia: um diálogo entre Paulo Freire e o discurso das Tecnologias da Informação e Comunicação. 2009. Disponível em: . Acesso em: 23 set. 2017.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Educação de base. Disponível em: . Acesso em: 23 jan. 2018.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN. Matemática). Brasília: MEC/SEF, 1998.
COSTA, Johnatan da Silva; PAIVA, Natália Moraes Nolêto de. A influência da tecnologia na infância: desenvolvimento ou ameaça? 2015. Disponível em: . Acesso em: 25 abr. 2018.
DESPERTE A CRIATIVIDADE EM CADA ALUNO. Disponível em: . Acesso em: 25 jun. 2018.
DOMINGUES, Joelza Ester. Tempos modernos, de Charles Chaplin, ainda tão atual. Disponível em: . Acesso em: 12 maio 2018.
DOWBOR, Ladislau. Os novos espaços do conhecimento. 1994, p. 1-12. Disponível em: < https://dowbor.org>. Acesso em: 13 abr. 2018.
EDUCAÇÃO. O professor que viralizou com aula de computação sem computador e chamou atenção da Microsoft. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996.
LARROSA, J. Notas Sobre a Experiência e o Saber de Experiência. Tradução: J. W. Geraldi. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.
MORAES, Maria Célia Marcondes de. A teoria tem consequências: indagações sobre o conhecimento no campo da educação. Educação e Sociedade. Campinas, v. 30, n. 107, p. 585-607.
MOTA, Ronaldo. Olhando para o futuro: visões da educação brasileira para os próximos dez anos Ano 39, n. 188, janeiro/março de 2010, p. 31-44. Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2018.
SALLES, Virginia Ostroski Eloiza; MATOS, Aparecida Silva Ávila de. A teoria da Complexidade de Edgar Morin e o ensino de ciência e tecnologia. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v.10, n.1, 2017, p. 1-12.
VALENTE, J. A. Educação a distância: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2011.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Revista Educação & Tecnologia
ISSN IMPRESSO 1516-280X
ISSN ELETRÔNICO 2179-6122