TECNOLOGIAS COMO RECURSOS DE ENSINO E OS DESAFIOS DE IMPLANTAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Vaneza Nascimento de Oliveira Melo

Resumo


RESUMO

O presente artigo tem como objetivo analisar os conflitos das tecnologias de informação e comunicação como ferramenta de ensino e aprendizagem em sala de aula, associando isto aos desafios da falta deles enquanto recursos didático-pedagógicos em escolas públicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, feita por meio de pesquisa bibliográfica. No espaço escolar, as mídias existentes facilitam a interação entre o aluno e o professor, mas outros fatores como a internet, a atualização do software e do hardware e a falta de cursos de capacitação e de formação podem inviabilizar o uso de máquinas. Os processos políticos de implantação e regularização de sistemas de tecnologia e aparelhos eletroeletrônicos são lentos e mal distribuídos no país. Esta ideia envolve as dificuldades em reconhecer que as máquinas não são inimigos da aprendizagem. Conclui-se que, dada a realidade social, existem recursos tecnológicos que não chegam às escolas, e este fato pode interferir no processo de aquisição de saberes e conhecimentos.

Palavras chave: tecnologias, ensino e aprendizagem, formação de professores, educação.


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